novembro 04, 2009

Actividade simples para crianças de 2 anos que explora as diferenças sexuais entre menino e menina





Não é fácil abordar as diferenças sexuais com crianças pequenas, ainda mais na creche, mas é de todo pertinente começar desde cedo a construir um conhecimento sobre o nosso corpo de modo a que possamos aceitar com naturalidade a nossa própria sexualidade. Quanto menores são as crianças mais existe a necessidade de nos aproximarmos da sua realidade para que possam compreender o que lhes tentamos transmitir. Assim uma maneira possível de abordar as diferenças sexuais consiste em utilizar bonecos sexuados e falar com as crianças sobre as diferenças e semelhanças entre um modelo feminino e outro masculino. Ao fim ao cabo esses bonecos fazem parte do seu dia-a-dia; são algo que tem significado na sua realidade e parece-me que, especialmente com crianças tão pequenas estes modelos tridimensionais são mais úteis do que figuras unidimensionais.
Considerei que seria importante realizar depois o perfil de um dos bonecos frente às crianças para que pudessem visualizar esta representação e trabalharmos depois o corpo humano a partir desse modelo.
Há que encarar com naturalidade as diferenças entre menino e menina e mostrar às crianças que somos muito mais iguais do que diferentes. Sem tabus; hipocrisias, floreados ou nomes "infantilizados" para os órgãos sexuais. As crianças não devem crescer pensando que há algo a esconder relativamente aquele órgão do seu corpo. É importante que as crianças entendam que o menino e a menina têm órgãos diferentes e que isso os faz ser menino ou menina e que isso é natural. Se abordarmos o tema com naturalidade as crianças também o verão como algo natural.
Depois de traçar o perfil do boneco, poderemos traçar o perfil do educador e de uma menina e de um menino da sala afim de comparar, identificando semelhanças e diferenças.
Os perfis poderão ser depois trabalhados plasticamente usando diferentes técnicas. Seria importante que, em conjunto, se desenhasse (ou colasse) alguns elementos corporais nos perfis como elementos da cabeça e se indicasse os diferentes órgãos sexuais (afinal são um órgõ do corpo como outro qualquer).
Alguns objectivos que esta actividade pode desenvolver:


- Identificar elementos diferentes e elementos comuns a todos os corpos
-Descobrir progressivamente o seu corpo e o dos outros
- Interiorizar a sua identidade sexual
- Aceitar com naturalidades as diferenças sexuais
-Efectuar perante todas as crianças o traçar dos perfis para facilitar a compreensão da conversão de um objecto tridimensional para o plano (reversibilidade)
- Desenvolver a capacidade de observação e atenção das crianças (fazer a correspondência entre os quatro perfis obtidos e os quatro corpos
- Desenvolver e consolidar os conceitos de maior, pequeno
- Enriquecer e consolidar o vocabulário relacionado com o corpo humano (cabeça, mãos, pés, braços, pernas)
- Desenvolver a linguagem oral das crianças

Sem comentários: