dezembro 16, 2009

Anjos e estrelas de Natal feitos a partir de material para reciclagem

Talvez porque o meu Natal em criança tenha sido despovoado de Pai Natal; essa figura seja para mim tão pouco significativa.
 As memórias de infância trazem-me o cheiro do pinheiro bravo que o avó selecionava cuidadosamente no pinhal (só levamos esta árvore porque mais tarde ou mais cedo teria de ser cortada...); as cores das luzes da àrvore reflectidas e alongadas na parede que me faziam sonhar; a família unida, chegada; a missa do Galo onde dormitava no colo da minha mãe; o cheiro da braseira; o ronronar dos gatos; a felicidade de abrir os presentes assim que acordávamos que tinham sido trazidos pelo menino Jesus; o sorriso da minha mãe; as estrelas brilhantes que sempre insistiam em iluminar a noite de Natal...
Sim, no tempo e no espaço da minha infância o Pai Natal não tinha lugar de ser. Ali longe das cidades, dos hipermercados, dos catálogos publicitários intermináveis de brinquedos, da publicidade televisiva repetitiva natalícia; o Natal era Natal...

Embora a Bebé seja pequena demais para se aperceber que é Natal considerei importante construir com ela algo que pudesse mais tarde constituir uma memória do seu segundo Natal. Assim, inspirada pelo amor que tenho às estrelas (luz), pela simpatia que nutro pela simbologia dos anjos (protecção, pureza, paz) e pelo apreço que tenho às coisas simples e pequenas (simplicidade); fizemos estes pequeno objectos para adicionarmos ao pequeno presépio pintado pela tia O. (amor, família, dádiva).

Espero, Bebé, que possas ter memórias felizes do Natal da tua infância e que nem tu nem eu nos percamos na onda deste materialismo assolador que sufoca o nosso espírito dificultando a vivência dos valores nobres que o Natal significa...
Ainda juntas haveremos de descobrir nos céus das noites de Natal que hão-de vir a estrelinha " que embora pequenina era a mais brilhante do céu e ao seu lado, se olharmos com muita atenção, veremos o anjo pequenino que zelosamente a guarda"...

Esta estrelinha é recortada em pano de limpeza amarelo, enchida com algodão e decorada com bolinhas coloridas para bolos e purpurinas. Aproveitámos um pedaço de fita de um presente e usámo-lo como fio para pendurar a estrela.
Os anjos são construídos a partir de uma caixa de ovos; pintada com tinta de sumo em pó com farinha (para a Bebé poder pintar em segurança); as cabeças são pequenas esfera realizadas em masssa de sal; os cabelos são feitos em fibra de enchimento; utilizámos estrelinhas e purpurinas para decorar.




Sem comentários: