janeiro 05, 2010

Actividades de expressão plástica da Bebé: resumo

Até aqui a Bebé tem experimentado algumas explorações plásticas sendo que ainda, por razões de segurança, tem vindo a utilizar materiais inócuos.
Agora que a Bebé já fez 15 meses talvez possamos ampliar um pouco os materiais e as técnicas utilizadas...
Antes de iniciar esta nova etapa partilho aqui alguns dos resultados das experiências plásticas que a Bebé e eu experimentámos nestes últimos meses.
Devo dizer que estes momentos foram de aprendizagem  também para mim pois ao observar a Bebé em acção foi percebendo os seus interesses, dificuldades; percebendo que actividades poderiam vir em seguida; que novos materiais poderia a Bebé gostar de experimentar; que actividades e materiais deveria apresentar mais tarde. ..
Na verdade muitas das ideias para novas explorações surgiram aquando das actividades e na reflexão posterior sobre as mesmas.

Os materiais que usámos nas experiências plásticas e sensoriais têm sido essencialmente:
- água
- sumos em pó
- gelatinas e pudins em pó
- café e chocolate solúveis
- bolinhas para decorar bolos
- canela em pó
- doces de fruta
- iogurtes
- farinha
- cereais
- massas
- legumes/frutas
- folhas

A Bebé aprecia especialmente sentir e manipular as diferentes substâncias. Assim no início da exploração coloco à disposição da Bebé um conjunto de recipientes (pratos, copos, talheres) para que esta explore os materiais livremente. Normalmente as experiências realizam-se no chão para que o raio da acção da Bebé seja maior.
Por vezes participo nessa exploração usando alguns utnsílios novos para que a Bebé possa ver as diferentes possibilidades destes.
Depois coloco o suporte gráfico normalmente papel ou cartão e exemplifico a técnica plástica à Bebé. Normalmente ela inicia quase em simultâneo comigo a exploração da técnica.
Devo dizer que muits vezes a Bebé dá outros caminhos às explorações plásticas.
 O tempo de concentração nas actividades não é muito longo. É a bebé quem decide quando terminar as experiências plásticas. Na verdade, a Bebé dedica muito mais rempo à exploração dos materias do que ao registo plástico em si mesmo.
Mas o importante é que explore, experimente, sinta, se envola e aprecie estes pequenos momentos que para a Bebé são mais uma oportunidade de descoberta e experimentação ao longo do dia, tão relevantes como os momentos em que dançamos, lemos ou fazemos construções...

- Flocos de Neve

- Estrelinhas vegetais










- Colagem de Outono

  
- Carimbos de sumo e farinha

- Esfregão pintor


-Colagem Arco-Íris


Sem comentários: