abril 01, 2010

A nossa Sopa - actividade para crianças de 2 anos

Esta é  uma actividade muito simples que se destinou a um grupo de crianças de 2 anos.
Explora os alimentos da sopa de uma forma muito simples.
Lembrei-me desta actividade porque a Bebé anda muito relutante em comer a sopa.
Pode ser que brincar um pouco com legumes a  motive a comer a sopa!

Actividade 1: “ A sopa do coelhinho branco”
Leitura acompanhada da manipulação de fantoches simples

Interpretação do conto: O que foi fazer à horta o coelhinho? Quem estava na casa do coelhinho e não o deixava entrar? A quem pediu ajuda o coelho? O que é que os amigos comeram?


Conto: A sopa do Coelhinho Branco

Nota: Este texto foi escrito propositadamente para esta actividade  e para um grupo particular de crianças. Trata-se de uma adaptação, muito adaptada :) do conto tradicional "O Coelhinho Branco".
Como a Cabra Cabrêz assustava muitas crianças resolvi torná-la menos asustadora! :)

Um dia o coelhinho Branco levantou-se muito cedo e disse:
- Hoje vou à horta apanhar legumes deliciosos para fazer uma bela sopa para o meu almoço!Nham, Nham!
Quando chegou à sua horta começou  a colher os legumes cantarolando:
- Uma couve verdinha
Duas cebolinhas
Três cenouras magrinhas
E quatro batatinhas
É tudo o que preciso
P`ra minha sopinha!
O coehinho regressou a casa mas quando lá chegou viu que a Cabra Cabrês que não era nada cortêz e gostava muito de pregar partidas tinha entrado na sua casa.O coelho aproximou-se da porta e disse:
- Deixa-me entrar Cabra Cabrêz!  Tenho pressa para fazer a minha sopa!
Mas a Cabra Cabrêz disse-lhe:
- Eu sou a Cabra Cabrêz que te pula em cima e te faz em três!
O coelhinho resolveu pedir ajuda ao cão Julião que ali passava:
- Cão Julião ajudas-me atirar a Cabra Cabrêz da minha casa?
E o cão disse:
- Claro que sim!
E ladrou muito alto:
- Ão, Ão! Saí já daí Cabra Cabrêz!
Mas a Cabra disse:
-Eu sou a Cabra Cabrêz que te pula em cima e te faz em três!
Resolveram pedir ajuda à vaca Urraca que ali pastava. E a vaca Urraca mungiu muito alto:
- Muum, muum! Saí já daí Cabra Cabrêz!
Mas a cabra disse:
-Eu sou a Cabra Cabrêz que te pula em cima e te faz em três!
Então, o coelhinho Branco olhou em volta e não viu mais ninguém..mas ao sentar-se numa pedra viu no chão a pequenina Formiga Rabiga e pediu-lhe ajuda. A formiga Rabiga disse-lhe logo que sim e ao chegar junto da porta gritou:
- Saí já daí Cabra Cabrês!
Mas a cabra disse:
-Eu sou a Cabra Cabrêz que te pula em cima e te faz em três!
Ao que a formiga Rabiga respondeu:
- E eu sou a formiga rabiga que te pula em cima e te fura a barriga!
A formiga entrou pela fechadura e picou a barriga da cabra que gritou:
-Ui, Ui! Que tola fui!
A cabra saíu aos pulos e disse ao coelhinho:
- Desculpa, Coelhinho Branco...eu só quis pregar-te uma partida...como recompensa posso fazer eu a sopa para o almoço?
E foi assim que todos os amigos comeram uma sopinha deliciosa preparada com os legumes do coelhinho e Branco e cozinhada pela Cabra Cabrêz que aprendeu de vez a ser mais cortêz!

Actividade 2: “Eu sou um coelhinho”
Introduzir a canção estabelecendo uma conexão entre o coelho do conto e o coelho da canção.
Cantar a canção com a mímica e os movimentos associados.


Actividade 3:Os alimentos da sopa do coelhinho

Mostrar alimentos reais às crianças que apareceram na história; deixar que os manipulem, cheirem; dialogar com as crianças sobre os legumes e de como são usados para fazer a sopa; conversar sobre a importância de comer a sopa
Actividade 4: “A nossa sopa”

Apresentar o vídeo e conversar sobre os diferentes legumes e a sopa.


Sugestões de leitura:

Sem comentários: