janeiro 31, 2010

Ideias e actividades para explorar a temática dos Extraterrestres no jardim de infância




Os extraterrestres povoam a imaginação das crianças, aparecem como heróis e vilões nos filmes que vêem, nos livros que lêem por isso esta temática é muito do agrado das crianças e é potenciadora de muitas actividades e aprendizagens divertidas. O limite é o infinito! Aqui ficam apenas algumas sugestões de actividades que fizeram parte do projecto "Uma viagem pelo espaço".

1. Ver vídeos; ouvir/cantar canções; assistir a dramatizações; explorar livros sobre extraterrestres. As crianças podem trazer de casa livros, videos, objectos sobre esta temática apresentando-os depois aos colegas

2.Conversa sobre os extraterrestres:- Sabem quem são os extraterrestres? Acham que existem? Como serão? Como seriam os seus planetas? Nós conseguíamos viver nesses planetas ou precisávamos de garrafas de oxigénio? Porquê?
Explicar que é possível que existam outros seres vivos a habitar o universo além dos seres humanos; desenvolver esta explicação com rigor científico, indo sempre ao encontro dos interesses e questões das crianças

3. Construção de um ET:Gostavam de conhecer um ET? Como seria ele? Vamos imaginar um só para nós?O seu corpo é diferente do nosso? De que cor é? Como poderia chamar-se? Como é o planeta onde vive? Para que lhe servem as características especiais do seu corpo?
- Registar as ideias das crianças numa folha de cartolina grande
Variantes possíveis da actividade: escrever e desenhar um esquema simples do extraterrestre à medida que as crianças o descrevem; fazer um esquema base da figura de um corpo numa folha de papel de cenário grande e cada criança acrescentava um pormenor ao corpo do extraterrestre…)
- Construir o ET usando diferentes materiais

4- Procurar ETs no jardim: esconder figuras de ETs, discos voadores no jardim e organizar uma expedição espacial para os encontrar

4- Organizar um lanche espacial com comida de outro mundo, adereços relacionados com a temática,...

5- Construção de um painel para fotografias relacionado com a temática


Sugestões de leitura:


É hora de deitar, mas o Gui não consegue dormir...
Ao espreitar pelo seu telescópio, ele vê que os seus amigos extraterrestres estão em apuros e precisam da sua ajuda para se irem deitar. O Gui parte assim velozmente para o espaço, montado no seu foguetão, para ajudar os seus amigos. O Gui é um Herói!
Uma história engraçada e colorida, com muitas possibilidades de interactividade, e que vai fazer com que a rotina de ir deitar pareça não só divertida, como também uma coisa fora deste mundo!

Era hora de deitar, mas o Pedro não conseguia dormir. Estava aborrecido e olhava para a Lua.
E o que o aborrecia? Na escola, a professora mandava sempre fazer trabalhos de casa, os amigos às vezes troçavam com ele, e até em casa, com os pais, tinha horas para tudo... até para brincar!
O Pedro desejava partir para um sítio onde pudesse fazer tudo o que lhe apetecesse e onde não o incomodassem. Esperou então uma estrela cadente passar, e, ao fechar os olhos, desejou viarjar até à lua, para sempre lá ficar...
«Se os desejos de todos os meninos se realizassem de cada vez que passa uma estrela cadente, era bem possível que todos eles estivessem, neste preciso momento, na Lua, deitados no meio de um rebanho de ovelhas branco e quentinho. Mas também era provável que, à semelhança do Pedro e depois de terem passado uns dias na Lua, os meninos tivessem saudades da mãe e do pai e de casa e da escola. Com palavras simples e sentimentos de muitas cores, Helena Simas escreve e ilustra ""Pedro e a Lua"". Uma história que nos fala não só da magia dos sonhos, mas também do despertar dos afectos - que faz com que os sonhos terminem sempre da melhor forma.» Inês de Barros Baptista, Directora da revista PAIS&Filhos"

Este é o segundo volume da coleção ESTRELA DE LAURA, sobre a menina que um dia descobre uma estrela muito especial, que se torna a sua grande amiga e confidente.
Laura e o seu irmãozinho, o Pedro, construíram um foguetão. Laura quer visitar a sua estrela especial e o Pedro quer encontrar as estrelas dos cães. E lá vão eles pelo espaço fora... Uma aventura mágica, pintada com aguarelas suaves e reconfortantes, cheia de estrelas reluzentes.
Uma história sobre o mundo maravilhoso dos sonhos, das engenhocas e da imaginação, com o qual as crianças se identificarão... e que aos adultos irá trazer muitas memórias de infância.


(texto e imagens  das Sugestões de leitura retirados de http://www.minutosdeleitura.pt/ )

Sem comentários: