fevereiro 14, 2010

Uma dramatização simples com crianças de 2 anos: Uma festa de Aniversário para a Ovelhinha

No estágio final do meu curso cada criança do grupo tinha um símbolo que a identificava. As crianças desenvolveram um sentimento forte de identidade com o seu símbolo e consequentemente com o animal que este representava.
No final do estágio surgiu a hipótese de desenvolver uma pequena dramatização onde cada criança representaria o animal do seu símbolo. A acção a dramatizar seria uma festa de aniversário para a Ovelhinha.
Embora simples esta actividade exigiria a passagem do abstacto/simbólico para o concreto. Considerei pertinente desenvolver actividades prévias que facilitassem essa passagem (criança-fantoche-personagem).

Esssas actividades foram, sucitamente:

1. Audição do texto da dramatização
2.Visualização das personagens e da acção (dramatização de fantoches)
3. Identificação da personagem (manipulação do fantoche)
4.Personificação da personagem
5. Dramatização

Assim primeiro apresentei a acção da dramatização como conto (leitura do poema), depois dramatizei-a usando fantoches.
Mais tarde as crianças usando o fantoche do animal do seu símbolo dramatizaram a história.
Numa fase posterior construiram os "adereços" que levariam à festa da Ovelhinha e mais tarde representaram eles mesmos a acção da dramatização.
Foi um trabalho continuado no tempo e no espaço para que pudesse ter significância real para as crianças.


Algumas das actividades que antecederam a dramatização final:

1. Dramatização de fantoches
2. Construção de fantoches


3. Exploração livre dos fatos e adereços a usar na dramatização (elaborados anteriormente na altura do Carnaval)
4. Elaboração dos presentes para a Festa (cada criança lavava um presente para a festa)

- Cornetas enfeitadas com fitas ( as crianças colaram fitas de papel nas cornetas; o mais divertido foi tentar tocar a corneta!)

- Bolo de Aniversário (construído com caixas de cartão forradas com toalha de papel. As crianças pintaram o bolo usando cotonentes como instrumento de pintura e colaram pequenas esferas de papel crepe)


- Cartão de Parabéns (cartão de grandes dimensões decorado com elementos pintados pelas crianças. No interior do cartão estavam as fotos de todas as crianças e uma mensagem sobre a Amizade)


- Sumos coloridos (em pequenos copos de plástico, as crianças colocaram pásticina de diferentes cores e uma palhinha. Os copos foram colados a um prato de papel para facilitar o transporte durante a dramatização)


- Colar para a Ovelhinha (como fazia anos, a Ovelhinha teve direito a um colar especial, cheio de fores!)


- Balão decorado com auto-colantes (auto-colantes feitos a partir de papel auto-colante alusivos ao símbolo do animal que levaria este presente)


- Sacos com papelinhos (sacos realizados a partir de sacos de plástico transparentes e coloridos. A crianças cortaram pequenos pedaços de papel para atirar durante a festa.)



- Bolinhos de coco com cereja ( bolinhos realizados com esponja. As crianças colaram as esponjas às forminhas de papel e no cimo colaram uma cereja. As formas foram coladas a um prato de papel)



5. Preparação de sumos para festa (as crianças preparam sumos de diferentes cores e sabores usando preparado de sumo em pó que diluíram em água)


Texto da dramatização

Na Quinta dos Animais
Vai haver uma festinha
Os animais vão contentes
À festa da Ovelhinha

A Vaquinha vai sorrindo
E dá a mão ao Ursinho
Levam bolinhos de coco
E sumo muito fresqinho

Vem de longe a Borboleta
O Patinho e o Caracol
Eles trazem cornetas
E papelinhos da cor do sol

O Pintainho amarelo
Dá a mão ao senhor Cão
Os dois trazem um presente
É um enorme cartão

O Gatinho vem com o Rato
Sempre muito sorridentes
E juntos trazem o bolo
Para a Ovelha ficar contente

Agora só falta o Peixe
Vem a nadar devagar
Traz um grande balão
Que voa alto no ar

1, 2, 3, a festa vai começar
Quando a luz se apagar
As velas vão brilhar
E todos os animais vão cantar:

Parabéns a você…

 
Visitantes Galácticos: Se por ventura esta mensagem vos inspirou a realizar alguma dramatização/actividade semelhante com outras crianças; faça-nos chegar notícias de como foi; Gostaríamos muito de partilhar aqui neste espaço! Votos de bom trabalho a todos!

Sem comentários: