novembro 01, 2009

Experiência: De onde vêm as cores dos vegetais?



Nesta actividade experimental as crianças poderão descobrir o que dá cor às plantas e fazerem tintas "naturais".
Alerto para importância do problematizar; do colocar questões, avançar hipóteses, de experimentar e analisar resultados. É importante que as crianças se familiarizem com o método científico e que comprendam como é importante questionarmos sobre o mundo que nos rodeia. Ajudar a criança a levantar questões sobre o mundo e guiá-las na descoberta e investigação de respostas é uma tarefa do educador.Esta experiência pressupõe o uso do microscópio que pode ser muito simples e de pouca ampliação; o importante é que as crianças contactem com estes instrumentos e percebam a sua utilidade.
Esta actividade experimental possibilidade uma forma de registo plástico através do uso das "tintas" naturais produzidas, estabelendo uma conexão entre ciência e expressão muito interessante.


Experiência: De onde vêm as cores dos vegetais?
1. OBJECTIVOS FUNDAMENTAIS


Fazer tintas “naturais” a partir de vegetais
Observar/verificar que as substâncias que dão cor às plantas estão no líquido que existe no seu interior
Descobrir como são os diferentes vegetais ao microscópico óptico

2. QUESTÕES/HIPÓTESES PRÉVIAS
Já reparam que flores e os frutos tem normalmente cores vivas e as folhas e os caules são verdes?

O que acontece quando deixamos cair uma nódoa de morango na roupa? De que cor fica?

E quando cortamos uma beterraba, de que cor é o liquido que sai?


3. PROCEDIMENTOS

Esmagar os vegetais num almofariz/trituradora.
Filtrar com um coador. Colocar com a ajuda de um funil as tintas “naturais” em frasquinhos diferentes. Etiquetar cada frasco com o nome da cor respectiva.
Experimentar as diferentes tintas numa pintura “natural”.
Observar ao microscópico de preparações feitas a partir de diferentes vegetais feita pelo educador

4. MATERIAIS
Beterraba
Frutos vermelhos
Couve
Almofariz
/Trituradora
Coador
Funil
Frasquinhos/Garrafas de plásticos pequenas
5. FORMAS D E REGISTOSRegisto fotográfico
Registo gráfico
(pintura “natural”)
Registo das questões comentários das crianças antes/durante e na conclusão da actividade

6. DISCUSSÃO DE RESULTADOS
Já tinham imaginado que isto era possível de fazer?
Em que partes dos vegetais estarão as substâncias que lhe dão cor?

Qual foi o vegetal que produziu a “tinta” que ficou mais marcada no papel? E qual deu a tinta que menos manchou o papel?


7. NOVAS QUESTÕES DE INVESTIGAÇÃO
Será que todos os frutos e flores permitem obter tintas “naturais”?
As tintas que usamos no dia-a-dia são feitas desta maneira?



8. CONCLUSÕES
Os vegetais têm diferentes cores porque no seu interior tem um “líquido” com substâncias que lhe dá cor
Nas flores essas substâncias estão nas pétalas
(Nota: a imagem foi retirada de emeifadamadrinha.blogspot.com)

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