março 13, 2010

Só mais um puzzle feito em casa...

Desta vez a Bebé, do alto dos seus 17 meses, envolveu-se directamente na construção do puzzle; o que é muito importante pois a Bebé vai crescendo sentindo que pode criar.
O que fizemos foi recortar três círculos de diferentes diâmetros num pedaço de cartão (posteriormente a estas fotografias recortámos mais dois círculos menores no cartão).
Em seguida a Bebé pintou com aguarelas o cartão e os círculos.
O grau de dificuldade deste puzzle é aumentado devido ao facto de alguns círculos serem quase iguais, mas não exactamente iguais.

A Bebé após tentativa e erro conseguiu colocar as formas.
No entanto, como a base do puzzle e os círculos foram pintados da mesma forma houve pouco contraste figura-fundo o que também dificultou a realização do puzzle.
Resolvemos, por isso, virar a base ao contrário (parte não pintada) e colocámos os círculos pintados nesta; assim já foi mais fácil!

Este puzzle é muito fácil de fazer, não custa praticamente nada, é ecológico e permite à Bebé desenvolver o raciocínio, a destreza, a concentração, conceitos de maior/menor; dentro/fora; sequência; sentido do número...
Por exemplo, podemos contar os círculos; sequenciá-los do maior para o menor e vice-versa; podemos sobrepô-los por ordem de tamanho; podemos simplesmente atirar os círculos ao ar; procurá-los; colocá-los sobre diferentes partes do corpo; a Bebé também gosta de espreitar pelos orifícios e dizer "cu-cu"...enfim...tantas possibilidades...partindo de algo tão simpes!

2 comentários:

Letra pequena disse...

Venho aqui agradecer o seu comentário no blogue. Além de muito completo, foi bem simpático. Obrigada, Ângela. Este seu espaço é muito bonito e revela bastante sensibilidade. Parabéns.
Rita Pimenta

Elsa disse...

Querida Angela, é com muito carinho e orgulho que conheço o teu blogue (a tua irmã recomendou..) ...É a tua cara!!
Em cada palavra e actividade que transmites, sinto a tua sensibilidade e carinho com qual te dedicas às causas.... e relembro que continuas como te conheci...... Muitos Parabéns pelo blog e pela tua maternidade.. A Leonor é LINDA!!
E um grande beijinho para tia e para a tua familia... Tenho muitas sauddaes tuas....

Elsa Caetano