novembro 25, 2009

A primeira pintura da Bebé usando o pincel

Hoje a Bebé experimentou pela primeira vez pintar com um pincel . Usou uma tinta vermelha espessa que fizemos misturando preparado em pó para sumo de morango. Este produto permite obter cores fortes e luminosas (e também muito cheirosas e saborosas!). Além disso tem uma textura granular que proporciona diferentes sensações tácteis . Nós usámos apenas o pó diluído em água mas poderíamos ter juntando farinha para espessar mais a tinta ou adicionar outras substâncias como millet ou massinhas o que diversificaria a experiência mas o que hoje era importante era que a Bebé explorasse o pincel e as suas possibilidades.
Fiquei supreendida com a Bebé pois parecia já ter usado o pincel várias vezes. Puxou para junto de si o recipiente que continha a tinta e começou a pintar mergulhando o pincel sempre que necessitava.
(Parece que herdou lá nos seus genes o meu gosto por pintar com pincel...)
A  Bebé está sempre a supreender-me; vejo agora na prática como é importante oferecer possibilidades aos bebés para experimentar novos objectos e situções. Os bebés aprendem em acção; em interação com as coisas, com as pessoas, nas diferentes situações. É preciso que o mundo à sua volta seja interessante e mutável, ainda que seguro.Assim quanto mais empolgante for o seu mundo maior será o seu interesse em descobrir. No entanto parece-me essencial para a descoberta e para a aprendizagem o bem-estar emocional e a segurança afectiva do bebé pois mais do que todo o resto os bebés precisam de Afecto, compreensão, responsividade, respeito pela sua individualidade e vontade (sim, acredito que devemos respeitar a vontade do bebé; o que é substancialmente diferente de fazer todas as vontades ao bebé).
No final da pintura foi preciso dar banho à boneca que assistiu a tudo e aproveitei para lhe colocármos uma fralda para ver se a Bebé aceita melhor esta rotina pois por vezes é difícil que permaneça quieta os parcos minutos necessários para lhe mudar a fralda! Além disso, o banho e o colocar da fralda na boneca são ocasiões onde a Bebé pode explorar os elementos do corpo; desenvolver a fala, o pensamento simbólico, a afectividade...

1 comentário:

Dreamlu disse...

Olá! Estou maravilhada! A ideia do sumo de morango é espectacular!
Muitos parabéns pelo blog e obrigada pela partilha de actividades tão simples, mas tão educativas. Bjs