novembro 21, 2009

A Linguagem gestual da Bebé


A minha Bebé começou cedo a comunicar connosco. Ainda com poucos meses começou a mexer os lábios, a imitar sons; sempre palrou muito. Desde cedo começou também a parecer perceber o que dizámos mas o que considerei (até hoje) mais curioso foi o facto de comunicar através de gestos. Tem um gesto para chapéu, tem um gesto para não há, para nos chamar para a seguirmos, para pentear, um gesto para banana, para flor, para formiga, para caracol e até para o exaustor da cozinha que usa quando quer que eu o ligue!
A bebé aprendeu  a reproduzir os gestos que associávamos a algumas palavras e expressões sem nós nos darmos conta que fazíamos gestos enquanto falavámos!
Há momentos, enquanto pesquisava sobre o desenvolvimento da linguagem em bebés encontrei um artigo intitulado Falar antes de falar onde precisamente indicam que a comunicação gestual em bebés existe, pode ser estimulada e tem benefícios para o seu desenvolvimento! E existe até um progama, o Baby signs específico para ensinar bebés a comunicar gestualmente com os pais...antes mesmo de falarem!

Afinal a minha bebé descobriu uma forma de comunicar connosco pré-verbal muito importante e cabe a nós potenciar está forma de comunicação. E é tão bom conseguirmos comunicar...mesmo antes de a bebé falar!..
Na verdade isto só confirma a minha convicção de que os bebés são muito mais inteligentes do que aquilo que pode parecer à primeira vista. Por isso custa-me muito a aceitar quando ouço pessoas dizerem que  na Creche "não se faz nada". Ah, faz-se tanto na creche... Faz-me lembrar uma questão colocada pela minha execelente professora Dr.ª Ana Coelho numa das suas aulas: "Quem aprende mais: um bebé ao longo do seu primeiro ano de vida ou vocês ao longo dos quatro anos do curso de Educação de Infância?".
Posso ter aprendido muitas coisas na minha licenciatura mas sem dúvida que a minha Bebé aprendeu muito mais ao longo do seu primeiro ano de vida. Que privilégio o meu poder ter estado sempre ao lado dela e ver, apoiar e partilhar a felicidade que é aprender algo novo todos os dias.
(Quem me dera ser como a minha bebé...)

Deixo o link para o artigo: www.mae.iol.pt/artigo.php?id=949345&div_id=3641;
O link para o progama: http://www.babysigns.com/;
...e um vídeo onde se vê um bebé de 12 meses a comunicar com gestos previamente ensinados

Sem comentários: