Esta actividade que partilho fez parte do meu projecto de estágio e foi uma das actividades que fez mais rir, dançar e brincar as crianças.
Consiste na apresentação e exploração da canção: Uma banana que faz parte do programa Rua Sésamo com o qual eu também cresci.
Nunca esqueci esta divertida canção e por isso esta canção surgiu-me logo na mente quando pensei numa canção ligada à temática da alimentação para explorar com as crianças.
Realizámos também as Meninas bananas com as quais dançávamos enquanto cantávamos a canção.As crianças construiram assim um objecto-brinquedo que ajudou a explorar uma nova canção.
Esta é também uma canção que canto à minha Bebé e que ela adora, talvez devido à mímica associada; aliás a Bebé memorizou um gesto da canção e utiliza-o para designar banana. Na verdade as canções com mímica são muito importantes para as crianças e encerram muitas oportunidades de aprendizagem. Além disso cantar e dançar são actividades tão divertidas que nos ajudam a sorrir, a descontrair, a ser felizes! Dancem, cantem e sorriam sempre pois são das melhores acções para o ser humano.
Actividade: Uma Banana...duas bananas!
Objectivos:
Decorar um objecto tridimensional (em forma de banana) que será usado para introduzir e explorar uma nova canção na actividade seguinte
Fomentar a experimentação e a exploração de diferentes técnicas e de materiais com diversas texturas, cores e brilhos
Desenvolver a motricidade fina
Estimular a coordenação óculo-manualDesenvolver a imaginação e criatividade
Construir um material que poderá ser usado como objecto lúdico em diferentes actividades: brincadeira livre, jogos dramáticos, acompanhamento de canções, histórias, jogos de psicomotricidade
Introduzir uma nova canção no grupo, relacionada com a temática do projectoInterpretar as imagens do cartaz, de modo a desenvolver a observação, a discriminação da cor, do tamanho da quantidade
Utilizar de forma lúdica e orientada o objecto decorado na anteriormente
Interpretar a canção e a mímica associada
Estimular o sentido rítmico e auditivoDiscriminar os sons alto/baixo e os ritmos rápido/lento
Desenvolver a linguagem oral (pronuncia e articulação de palavras)
Favorecer a imaginação, a fantasia e o jogo simbólico, divertindo-se com os colegas, participando em grupo numa actividade de canto e dramatização muito simples
Adequar o seu comportamento às indicações da educadora e ao comportamento das outras crianças
Vídeo da canção:
Sem comentários:
Enviar um comentário