novembro 04, 2009

A primeira colagem da Bebé




Estas colagens foram efectuadas com cola de farinha. A Bebé ajudou a preparar a cola explorando primeiro a farinha; tocando-a, sentindo a sua textura e outras propriedades; batendo palmas com as mãos cheias de farinha! Deixei que mexesse na farinha com as mãos mas também lhe disponibilizei colheres e recipientes para que pudesse fazer outras experimentações. Em seguida dei-lhe um recipiente com pouca água que adicionámos lentamente à farinha. Mexemos com as mãos e com as colheres. Depois espalhámos a cola preparada numa folha de papel resistente e colámos em cima folhas e pedaços de preparado para chá de camomila (pois eram as coisas mais apropriadas que haviam nesse dia na nossa cozinha!). Podem utilizar-se outras coisas para colar, nomeadamente massinhas, enfeites para bolos, millet, entre outros.
Numa das colagens juntámos chocolate em pó à cola dando-lhe um pouco de cor e um cheiro e sabor muito bom.
Refiro que o resultado final é muito menos relevante que o processo de experimentação em si. O mais relevante é deixar o bebé experimentar, sentir (tocar, cheirar, saborear, observar), explorar e ... Criar!

2 comentários:

Anónimo disse...

Bom Dia! Poderá dizer quanto tempo demora o final a secar?
Obrigado

Angela disse...

OLÁ!O tempo de secagem pode variar consoante a quantidade/espessura de "cola" usada e também com as condições climatéricas. Se o tempo estiver seco e quente, demorará menos tempo(algumas horas). Depois de totalmente seco pode aplicar-se uma camada de cola branca (cola para madeira) que depois de secar fica incolor e ajuda a estabilizar e a proteger a colagem. As nossas atualmente já têm cerca de 4 anos e ainda estão totalmente preservadas!Espero ter ajudado!