novembro 28, 2009

Actividade motora para crianças de 2 anos: O Monstro das bolas, imaginação de cartão

Esta actividade fez parte de um miniprojecto de estágio intitulado: Um corpo que explora  e que sente.
É muito simples mas pode envolver vários aspectos do desenvolvimento (expressão motora, plástica, dramática).
Basta decorar uma caixa grande de cartão com a ajuda das crianças que poderão pintá-la usando, por exemplo um rolo pequeno de pintura, explorando assim um objecto diferente para pintar e realizando uma pintura a 3 dimensões. Poderá usar-se diferentes técnicas para decorar a caixa além da pintura como colagens ou carimbagem.
As crianças fazem com restos de papéis as pequenas bolas que irão arremessar ao Monstro das Bolas.
Ao nível motor esta actividade envolve a exploração do equílibrio, a coordenação motora, a força, a destreza.
Quando realizei esta actividade durante o estágio apresentei a caixa às crianças inventando uma pequena história afim de apelar à imaginação das crianças para que se envolvessem na actividade. Inventei que era um Monstro, simpático, que tinha uma boca muito grande, que estava sempre com muita fome e que a sua comida preferida era bolinhas de papel, como aquelas que as crianças tinham nas mãos.

Sou vermelho e às pintinhas
Tenho a boca muito grande
Adoro comer bolinhas
Ao almoço, ao jantar e ao lanche!

Perguntei quem queria dar comida aquele monstro e todas as crianças quiseram. Para minha surpresa entraram na história e conversaram com o monstro dizendo-lhe «adeus, até amanhã».
A imaginação é um terreno fértil, especialmente na infância e uma caixa de cartão vira casa, monstro, carro, foguetão num abrir e fechar de olhos; num fechar e abrir de mão...

Sem comentários: