novembro 20, 2009

Preparar uma salada de fruta com crianças de 2 anos

Miniprojecto: Alimentos de todas as cores, de todos os sabores
(Sala dos 2 anos)

Actividade 3: A salada de frutas
Objectivos:
Dar oportunidade para as crianças participarem de forma activa no processo que conduz à preparação duma salada de frutas, dando um sentido prático e real aos alimentos até aqui explorados

Desenvolver e coordenar as potencialidades manipulativas de carácter fino (usar os diferentes talheres, respeitando regras básicas d e segurança)
Interiorizar progressivamente regras elementares de higiene (lavar as mãos antes e após a manipulação de alimentos)
Desenvolver o gosto por alimentos saudáveis
Desenvolver o espírito de grupo, participando numa tarefa que conduz à produção de um objectivo comum (salada de frutas)

Estratégias possíveis:
A educadora diz às crianças que foi às compras e que trouxe frutas para fazermos uma salada de frutas. Tira as frutas do saco e coloca-as num cestinho. Deixa que cada criança observe as frutas. Identificamo-las em conjunto. Seguidamente dá a cada criança um pedaço de uma fruta previamente cortado e pede que a cortem em pedaços menores e que depois a coloque na tigela de plástico. Repetir este procedimento para todas as frutas. Cada criança espreme com a ajuda de um espremedor manual o sumo de uma metade de laranja e adiciona-o à tigela. Cada criança mexe a salada com uma colher, cheira e observa todos os frutos cortados. Depois é dito às crianças que depois do almoço poderão provar a salada que fizeram.
Avaliação:
Observar o envolvimento das crianças durante a preparação da salada de frutas: conseguiram identificar os diferentes frutos? Qual das tarefas lhes suscitou mais interesse? Conseguiram partilhar sem dificuldade o espaço de trabalho? Que comentários realizaram durante a actividade?
Constatar se todas as crianças quiseram provar a salada que preparam e se conseguiram discriminar na tigela os pedaços das diferentes frutas e a fruta que originou a maior parte do sumo.

Actividade 4: Uma salada colorida e deliciosa!
Objectivos:
Consolidar as vivências e o vocabulário explorado na actividade de preparação da salada de frutas
Estimular a expressão oral das crianças
Participar na elaboração de uma forma de registo da actividade de preparação da salda de frutas, favorecendo a consolidação do processo vivenciado e a sua divulgação à comunidade educativa
Promover o intercâmbio de informação entre as crianças, as famílias sobre as actividades realizadas na sala



Estratégias:
  Leitura de um poema sobre a confecção da salada de frutas realizada e interpretação das imagens.
Elaboração de um cartaz com imagens dos objectos e das frutas usadas de modo a representar o processo de confecção da salada: mostrar as imagens dos frutos e utensílios usados. Colocá-los pela ordem em que os usámos. Cada criança cola um elemento no cartaz.

Avaliação:
Conversa com as crianças sobre a actividade realizada: o que fizemos primeiro, que frutas utilizámos, como partimos as frutas, que fruta utilizámos para fazer sumo; quando vamos provar a salada?
Observar se as crianças conseguiram identificar as etapas-chave da preparação da salada e se conseguiram nomear os utensílios e as frutas usadas






Sem comentários: