novembro 20, 2009

Actividades com frutas para crianças de 2 anos (Miniprojecto: Alimentos de todas as Cores e de todos os sabores)

Miniprojecto: Alimentosde todas as cores, de todos os sabores
(sala dos 2 anos)
Partilho agora um conjunto de actividades que fizeram parte de um miniprojecto intitulado: Alimentos de todas as cores, de todos os sabores. Estas actividades foram desenvolvidas com um grupo de crianças de 2 anos.
Tal como a maioria das actividades que já partilhei, estas actividades baseiam-se na aprendizadem através dos sentidos e na experimentação por isso muitas vezes o registo tornou-se díficil mas ficam aqui as sugestões.

Fundamentação geral das actividades
Cada vez mais é urgente que as nossas crianças adquiram hábitos alimentares saudáveis; uma alimentação diversificada que inclua muitos frutos e outros vegetais.
Porque se acredita que alimentação também é um processo educativo, este miniprojecto pretende contribuir para que estas crianças comecem a desenvolver, desde cedo, o gosto por incluir estes alimentos na sua dieta alimentar.
O contacto informal com os alimentos e a apresentação destes como algo divertido poderá ser uma forma para que as crianças possam construir uma imagem positiva sobre os vegetais, evitando atitudes de rejeição perante todos os alimentos de cor verde que aparecem no seu prato.
Por outro lado é também importante que as crianças progressivamente desenvolvam hábitos de higiene alimentar nomeadamente a importância de lavar os alimentos e as mãos antes de comer.
Acredita-se também que nesta fase do desenvolvimento as crianças aprendem melhor quando os conhecimentos são apresentados de forma funcional através de experiências pelo que neste miniprojecto, e um pouco ao longo de todo este projecto de estágio, se oferecem oportunidades para que as crianças possam explorar e contactar directamente com diversos alimentos vegetais, usando o seu corpo e os seus sentidos como instrumentos privilegiados de aprendizagem sobre o mundo que as rodeia.
Este miniprojecto constitui-se como um conjunto de oportunidades educativas, essencialmente exploratórias em que a criança através dos seus sentidos explora diferentes alimentos vegetais pois constatou-se o interesse e a motivação das crianças em manipular objectos, em explorá-los usando todos os sentidos.
Observou-se que essa exploração de materiais, recursos e técnicas seria muitas vezes em si mais importante e possibilitadora de aprendizagens, do que o fim ou o resultado final da actividade em si.
Desta forma optou-se nesta fase por permitir que as crianças observassem, tocassem, cheirassem e provassem diferentes alimentos vegetais; interagindo com estes de forma exploratória. Pensou-se também que seria oportuno que as crianças pudessem experimentar e observar a germinação de uma semente pois seria talvez a forma mais simples e concreta de perceber de onde vêm os vegetais e de perceber os cuidados que as plantas necessitam para crescer.
Embora o mundo dos alimentos seja muito vasto, optou-se por explorar essencialmente os frutos pelas possibilidades que oferecem em termos de cores, cheiros, formas, texturas e sabores e os legumes, nomeadamente os que aparecem na sopa; alimentos pelos quais algumas das crianças do grupo apresentam alguma relutância em ingerir.
Acredita-se pois que o contacto e a exploração não formal dos legumes fora do contexto alimentar das crianças; possa contribuir para que estas os considerem de uma forma mais positiva e os incluam progressivamente na sua alimentação.
(in Projecto de Estágio "Eu, as cores, os sabores e os animais do mundo", a.m., 2008)
 Actividade 1: A saquinha das frutas
Objectivos:
-Introduzir de forma sensorial, prática e concreta a temática do miniprojecto
-Explorar e descobrir sensorialmente diferentes frutos (observar, tocar, saborear, cheirar)
-Incentivar e desenvolver a expressão oral das crianças
-Introduzir e enriquecer o vocabulário a partir da explorarão dos frutos: conceitos de grande, pequeno, liso, áspero, casca, sementes, doce, amargo, sumo, nome dos frutos, cor dos frutos
-Adequar o seu comportamento as actividades do grupo: saber esperar pela sua vez, partilhar objectos, ouvir o outro quando este fala
-Contactar de forma diferente e exploratória com os frutos, fora do contexto das refeições, a fim de estimular o gosto das crianças por estes alimentos
Estratégias:
Reunir as crianças à volta da mesa. Cada criança retira de um saco um fruto (banana, laranja, kiwi, maçã vermelha, pêra verde). Todos em conjunto exploramos cada fruto, identificamos o seu nome, utilizamos os nossos sentidos e identificamos a sua cor, sentimos o seu cheiro, a sua textura (será rugoso, liso, tem pêlos, pica, tem pintinhas?); perguntamo-nos como será por dentro, se terá a mesma cor no interior e no exterior; se costumamo-lo comer, como, onde; se gostamos do seu sabor.
Em seguida a educadora corta o fruto perante as crianças e observamo-lo no seu interior. Depois é dado um pedaço do fruto a cada criança para que o possa saborear e opinar sobre o seu gosto.
No final cada criança identifica qual foi o fruto que mais gostou e pinta com lápis de cera uma imagem fotocopiada do fruto.
Avaliação:
Observar o envolvimento, as reacções das crianças durante a actividade: mostraram interesse pelos diferentes frutos? Fizeram comentários sobre os frutos? Identificaram a sua cor, nome? Que questões levantaram?
O que parece ter suscitado mais o seu interesse?
Registar os comentários das crianças sobre cada fruto numa tabela destinada a esse fim

Actividade 2: Frutas Divertidas
Objectivos:
Desenvolver a capacidade de escutar um poema e a capacidade para interpretar imagens sobre os frutos explorados na actividade anterior
Estimular o gosto pela audição e exploração de textos e imagens
Desenvolver a linguagem oral das crianças (pronuncia e articulação de palavras)
Apresentar um texto de forma diferente, de modo a cativar o interesse das crianças, ao mesmo tempo que estabelece um elo de ligação entre conteúdos abordados até ao momento (as frutas e as cores)
Estratégias:
Leitura de um poema sobre os frutos e exploração das ilustrações do poema
Diálogo e partilha sobre as experiencias vividas na actividade da saquinha dos frutos: conversa breve sobre o que vivenciamos e mostrar ao grande grupo os frutos que cada criança pintou, perguntado às crianças qual é o seu trabalho e que diga aos colegas qual foi a fruta que mais gostou.
Avaliação:
Observar o comportamento das crianças durante a actividade: Estiveram atentas? Como reagiram ÀS ilustrações dos cartões? E ao texto? Fizeram comentários?

Observar a reacção das crianças durante a partilha das imagens coloridas dos frutos: conseguiram identificar o seu fruto preferido e a sua cor? Todas expressaram verbalmente perante o grupo estes aspectos? Conseguiram ouvir os colegas?
Poema utilizado na actividade:


As bananas amarelas
estavam no saco escondidas
não sabiam o caminho
para encontrar a saída
Também lá estava a maçã
que  era verde e  redodinha
e ao lado estava a sua irmã
que era vermelha e mais docinha

A laranja pequenina
que se parece com um sol
escondeu-se dos meninos
que a queriam para bola de futebol

O Morango encarnado
estava a rir-se do limão
que com tanta gargalhada
até caíu ao chão

A pêra muito verdinha
toda cheia de pintinhas
dá saltos pequeninos
e diz: Adeus meninos!




Sem comentários: