dezembro 31, 2009

Actividade sobre Os três reis Magos para jardim de infância

1. Os três reis Magos
Esta história foi escrita com os objectivos:

Oferecer às crianças um conto breve, simples sobre o dia dos Reis em que tentei sublimar as alesões violentas que surgem por vezes nos contos sobre esta temática relativas ao infantícidio decretado pelo rei Heródes, tentando ainda assim ser fiel à acção geral do conto;
Promover um fio condutor entre os temas até aqui abordados durante o estágio(Temática do Espaço e Educação para os Valores).
Os três reis Magos

2. O Baú dos reis Magos
A actividade de exploração do Baú dos Reis Magos que se sucedeu à leitura do conto surgiu face à tentativa de desenvolver uma actividade diferente da construção das coroas de reis que acontece normalmente nesse dia.
Assim através do baú pretendía-se explorar os diferentes presentes dos Reis de um modo que fosse possível:
Motivar as crianças; criando expectativas e prazer em descobrir;
 Ser algo esteticamente atractivo (Educação para a Arte):
 Materializar os presentes dos reis (as crianças poderiam ver, tocar, cheirar os diferentes presentes

O baú foi construído a partir de uma caixa de cartão,pintado e decorado pela minha colega Sofia R.. No seu interior haviam recipientes menores contendo areia dourada, incenso em pó e mirra em pó. Também continha um pedaço da planta do incenso "viva". Assim as crianças puderam tocar, ver, cheirar os diferentes prsentes oferecidos pelos reis. No baú haviam outros tesouros como tecidos finos de seda com brilhantes, colares de pedras preciosas e a coroa dos reis que todas as crianças quiseram colocar.



 3. A caixinha do Tesouro
       A proposta para decorar uma Caixinha do Tesouro pretendia, essencialmente:
Criar um objecto com significado e utilidade para as crianças
Mostrar que coisas pequenas e simples podem ser grandes tesouros para nós.

Utilizámos caixas de cartão de pastelaria devido ao contexto particular de estágio (espaço curto de tempo) mas em contexto normal as crianças poderiam trazer de casa uma caixa de cartão que depois decorariam. O resultado final foi muito interessante pois cada caixinha ficou única.

Só por curiosidade alguns dos tesouros que as crianças disseram que iriam guardar nas caixinhas foram: conchas, chocolates, bonecos, borrachas... :)

Sem comentários: