dezembro 10, 2009

Fazendo bolinhos para a Avó

A avó N. fez anos e nós resolvemos oferecer-lhe bolinhos saudáveis. Foi muito divertido fazer bolinhos com a Bebé é que apesar de pequenina ela adora experimentar novas substâncias e objectos. É claro que muito antes dos bolos estarem no forno já a Bebé me tinha deixado para ir espreitar a tv e explorar outra coisa qualquer.
O importante é deixá-la vivenciar novas experiências, deixá-la sentir, tocar, provar novos sabores, cheiros, texturas e dar-lhe liberdade para experimentar, descobrir e ir embora quando assim o desejar. Os bolinhos (o produto) são para os adultos mas o processo foi para a Bebé.
A farinha é uma substância que pela sua consistência atraí muito a Bebé que llhe adora tocar, tentar agarrar, movê-la para outros recipientes. É interessante pensar que embora a Bebé esteja longe de compreender as reacções químicas e transformações físicas que ocorrem durante a preparação dos bolinhos; (nomeadamente dissolução, mistura, fermentação) a Bebé está ainda assim a vivenciar o processo e a fazer descobertas igualmente importantes.
Um dia mais tarde irá poder viver de outra forma estas experiências e perceber também que é muito bom dar algo feito por nós a quem tanto gostamos, especialmente nesta sociedade tão materialista.

Por agora, é tão bom ser Bebé e decobrir a que cheira a farinha, a que sabe, como é estranho sentir a massa a colar nas mãos, como é bom trincar um bolinho feito por nós e como é bom receber abraços e mimos dos nossos avós...

A receita dos bolinhos é muito simples mas ficam muito saborosos:

300 g farinha
100g manteiga de soja
50g açúcar
1 ovo
canela
raspa de limão
Oferecemos também a avó N. um pequeno quadro com uma pintura da Bebé.A Bebé adora pintar não com as mãos mas com o pincel. Ao olhá-la penso que a arte deve ser algo inerente ao ser humano. Somos felizes quando criamos.  De certa forma parece que a Bebé nasceu a saber pintar. Sim afinal, há milhares de anos que os nossos antepassados Homo sapiens já pintavam nas paredes de grutas obras-primas de beleza inegualável...
E já dizia Picasso: Demorei muitos anos para pintar como Rubens e a vida inteira para pintar como a criança.

Sem comentários: