janeiro 15, 2010

Alguns dos livros preferidos da Bebé

Embora a maioria destes ivros não apareça referenciada na categoria de livros para bebés; estes são na verdade os livros que a Bebé explora com mais interesse apesar de ter à sua disposição também livros referenciados para a sua faixa etária.
Tal mostra-nos que nem sempre as nossas classificações de adulto correspondem aos interesses reais da criança. Assim o melhor é disponibilizar à criança um conjunto diverso de livros para que contacte com as diferentes oportunidades que cada um lhe oferece e possa ela mesma selecionar os livros que mais lhe interessam em cada fase do seu desenvolvimento.

 

É um livro pleno de humor, colorido com páginas com recortes e janelas pelos quais a Bebé adora espreitar. Aos 15 meses já identifica a forma redonda como "boola". É um livro que permite explorar as formas de forma divertida. As folhas estão unidas a argolas de metal o que torna o livro frágil, especialmente nas mãos de um bebé de 15 meses!

Alguém escreveu ao Zoo a pedir uma animal de estimação mas só após várias tentativas conseguiram acertar no animal certo.  É um livro com abas, de ilustações simples, divertidas. A Bebé adora levantar as abas e descobrir quem lá está. Acompanhámos a leitura do livro com os sons dos diferentes animais e, por vezes, invento rimas para cada animal; enfim divertimo-nos muito com este livro. Mas para que o divertimento continue já tive de reforçar as abas das ilustrações com fita adesiva!

A Bebé já antecipa quem o Bolinha vai encontrar ao longo do seu primeiro passeio. Já identifica o caracol  "col" que se esconde atrás de uma das abas do livro mesmo antes de a levantar. Parece-me que tem também memória de outros animais escondidos ao longo do livro mas como ainda não verbaliza os seus nomes; não tenho a certeza.As abas das imagens são resistentes mas não resistem às mãos de bebé. Tive de reforça-las com fita adesiva.



O pequeno ganso enquanto passeia descobre no que se transformarão o girino, uma semente, uma bolota, uma lagarta e uma larva. As ilustações são muito interessantes pois embora simples e divertidas evidenciam grande rigor científico.
A Bebé adora levantar as abas e ver o que escodem. Já identifica o sapo, a flor, a abelha mas o ganso ainda é o pato.


Embora seja um livro não direcionado para bebés a verdade é que a Bebé aprecia as ilustrações deste livro, observando com seriedade as imagens, por vezes complexas e disparatadas deste livro. Na verdade as ilustações são muito ricas, cobertas de pormenores interessantes.
Normalmente leio apenas alguns versos dos poemas e depois exploramos as imagens. Por vezes, divagamos e inventamos novos versos malucos.
A Bebé reconhece este livro como o livro da Lua devido a este astro figurar na capa do livro.
É um livro muito divertido que brinca com as letras, com as palavras, com os sons. Um livro indespensável para todas as crianças.

Já aqui falei neste livro pois é talvez o preferido da Bebé. E de tão lido já perdeu alguns pedaços de páginas o que é lamentável pois as ilustrações são magníficas.
A Bebé apesar da complexidade das paisagens observa com atenção cada pormenor e identifica alguns elementos. É de referir que o interesse que revela pelas ilustrações não é igual para todas; também há aquelas páginas nas quais a Bebé não se detém.
Os poemas são muito sonoros pelo que lidos em voz alta ganham uma dimensão quase de canção.
A Bebé identifica este livro como o livro do caracol devido a uma ilustração alusia a este animal existente no livro. "Col" foi aliás uma das primeiras palavras da Bebé e surgiu justamente enquanto apontava para esta ilustração.

Sem comentários: