março 14, 2010

Projecto: Do Nascer ao Pôr do Sol

Partilho aqui o sítio fantástico do colégio Magno http://www.colmagno.com.br/ onde divulgam um conjunto de projectos desenvolvidos.
São exemplos fantásticos; vale mesmo apena ler, observar e reflectir sobre estes projectos pois são inspiradores, inovadores e bem fundamentados focando-se no interesse e curiosidade natural das crianças.

Um dos projectos que mais me fascinou chama-se  Do Nascer ao pôr-do-sol.
Este projecto reune um conjunto de actividades que ajudam a criança a descobrir e a indagar sobre a passagem do tempo.
Clique no link abaixo para ver as actividades desenvolvidas neste projeto:
http://www.colmagno.com.br/Nascer_ao_Por_do_Sol/default.htm

Adorei este registo gráfico; é fantástico como as crianças representaram os pormenores!

Habitualmente costumo dizer esta lengalenga à minha Bebé; ela adora e diz qualquer coisa como "empo; empo!".
Achei muito curioso que esta lengalenga também seja dita no Brasil (sim temos um passado comum que nos une fortemente).
Trago esta lengalenga na memória desde a minha infância. Lembro-me de recitá-la com a minha irmã e de juntas, filosoficamente, tentármos perceber o que queria dizer.
Sempre me fascinou o tempo por isso achei este projecto tão interessante.

Sem dúvida que o tempo é uma das entidades físcias mais fascinantes deste Universo...e como dizia Einstein; é tão, tão relativo.
Carpe diem, será talvez a melhor maneira de relativamente bem, vivermos o nosso  tempo.

Sem comentários: