abril 22, 2010

Actividades simples com água para Bebés: Um mar de espuma num recipiente qualquer perto de si!

A Bebé, como a grande maioria dos bebés, adora brincar com água.
Assim além dos momentos de higiene, a Bebé tem também outras portunidades diárias para explorar a água.
Normalmente lava brinquedos; brinca com o sabão e uma esponja e faz espuma (um bom exercício para desenvolver a musculatura da mão); utiliza diferentes recipientes para fazer transferências; enche e transporta um recipiente com água para regar as suas plantas (um bom exercício para desenvolver o equilíbrio e a postura corporal); brinca com bolas de sabão...

Como a Bebé demonstra especial interesse pelas propriedades da espuma disponibilizei-lhe um recipiente com um pouco de água e sabão e exemplifiquei como fazer espuma usando uma vareta de arames.
A Bebé quis imediatamente experimentar. Aprecia muito sentir a suavidade da espuma.

Para diversificar as experimenrações escondi alguns animais de plástico  na espuma e  pedi à Bebé que os encontrasse.


Adicionámos corante alimentar azul à espuma, agitámos e a espuma branca ficou azul.
Em seguida dei à Bebé objectos simples para realizar transfarências. Transferir espuma é um processo diferente de transferir água e a Bebé bservou que afinal há água no fundo da espuma!

A Bebé não quis parar esta actividade; tive de ser eu a terminar uma vez que já havia água e espuma azul por todo o lado! :)
Este tipo de actividades envolvem todos os sentidos, implicam a participação activa, envolvida da criança; permitem a exercitação de conjunto de acções e manipulações que desenvolvem a motricidade fina da criança; permitem o uso exploratório, heurístico e criativo dos materiais mas acima de tudo são muito divertidas para as crianças!

Sem comentários: