maio 31, 2010

A Bebé observa e explora pequenos artrópodes no jardim

Estava uma manhã linda e solarenga e a Bebé como sempre quis ir para o seu pequeno jardim e enquanto estava ocupada a organizar as suas conchas e pedras apareceu uma joaninha (Coccinella septempunctata)!

Que sorte a nossa! Parece que as joaninhas estão associadas à boa sorte, pelo menos foi o que li aqui, no sítio do Pavilhão do Conhecimento que merece sem dúvida uma visita.
A Bebé ficou curiosa, quis tocar na joaninha.
Felizmente esta joaninha revelou-se muito dócil e sem pressa para voar...
Assim pudemos descobri-la.
Trouxemo-la uns breves momentos para casa e pusemo-la sobre as flores do quadro de Primavera que havíamos feito já algum tempo usando cereais e cola de farinha.

...mas a joaninha queria liberdade e flores de verdade pelo que a colocámos no nosso jardim.

A Bebé aprecia mesmo este contacto com os animais, com a terra, com a água,com a Natureza: é algo que parece tão natural e inato...
Aqui a Bebé estava a tentar agarrar um pequeno /e não muito belo :) mílipede e depois tentou alimentá-lo com  terra...

...Enfim, agora após uma manhã de observações científicas a Bebé dorme tranquila.  
Com o que estará ela a sonhar?

Obrigada Joaninha, por nos teres vindo visitar e por teres sido tão simpática e paciente durante as nossas observações pois é nestas oportunidades de contacto in loco com  animais e vegetais que se desencadeia o respeito pelas coisas vivas por mais pequenas e frágeis que sejam...
“If people feel they understand the world around them, or, probably, even if they have the conviction that they could understand it if they wanted to, then and only then are they also able to feel that they can make a difference through their decisions and activities.”
Frank Oppenheimer

2 comentários:

Marisete Schmidt disse...

Angela e Bebê

Nossa não tenho palavras para descrever meus sentimentos ao olhar teu blog. Totalmente impregnado pelo sabor da infância, com descobertas, poesia, experiências! Amei!!!
Parabéns pela sensibilidade que tens e pelo envolvimento e cumplicidade com sua criança. Ah se todos fossem um pouquinho assim!
Vamos continuar trocando com certeza: eu de cá com meus pimpolhos a espiar você aí em Portugal com sua Bebê.
Abraços
Marisete Schmidt

Angela disse...

Marisette,

muito obrigada pelas suas palavras.
Eu também adorei o seu blogue!

É muito interessante observar o trabalho de alguém que apesar de tão longe se entrega, de mente, corpo e alma à educação dos mais pequeninos e que reconhecesse e valoriza a importância do trabalho educativo nessas tenras idades (tal como eu!:)

Abraços,
Angela e Bebé