Depois de um dia pleno de explorações na Quinta da Avó B. onde a Bebé se misturou entre flores, terra, água, animais e até máquinas:
.....fizemos esta actividade simples que pela conjugação da água e das flores exploradas nos trouxe harmonia e tranquilidade para descansarmos após tão emocionante dia!
O ambiente onde as actividades ocorrem pode condicionar de forma decisiva o desenvolvimento das mesmas.
Assim hoje procurei que a Bebé pudesse desfrutar de um ambiente calmo, com uma luminosidade suave. Coloquei também uma música serena; até porque esta actividade antecedia a hora da sesta da Bebé.
É muito importante dar oportunidade à Bebé para explorar, manipular diferentes objectos de uso comum; não só para que desenvolva competências de manipulação mas também para desenvolver conceitos de volume, observar transformações, desenvolver o raciocínio lógico-dedutivo, contactar com diferentes texturas e materiais e aprender a ser responsável aquando do uso destes objectos.
Nesta fase parece-me importante a Bebé aprenda a reconhecer que precisamos ter cuidados ao manipular certos objectos por isso, sobre a minha vigilância, a Bebé vai explorando objectos de vidro, garfos e facas ainda que não afiadas.
As flores que usámos na actividade foram colhidas por mim e pela Bebé na Quinta onde as observámos, cheirámos e falámos sobre as suas cores e outras características como padrões e sensações tácteis.
Assim a actividade começou com a Bebé a verter água contida num frasco de vidro para uma taça também de vidro; primeiro a Bebé tentou verter a água pegando no frasco com as mãos mas como o diâmetro do frasco era grande (para o tamanho das suas mãos) teve alguma dificuldade.
Então propus-lhe que usasse uma colher para transferir a água do frasco para a taça.
Então propus-lhe que usasse uma colher para transferir a água do frasco para a taça.
A Bebé começou a contar as colheres de água que colocava na taça.
Actualmente a Bebé conta fluentemente objectos até dez; aliás parece ser mais fascinada pelo conceito de número do que pelas letras, embora já reconheça algumas.No entanto o desenvolvimento de tais conceitos ainda não me parece prioritário.
Em seguida a Bebé com o auxilio da colher colocou as flores na taça.
Depois, como é habitual em actividades semelhantes, quis mexer as flores na água com um garfo.
E seguida a Bebé quis dançar e dançámos.
Pouco depois quis dormir e dorme agora tranquila como uma pequena flor num dia calmo.
Sem comentários:
Enviar um comentário