julho 03, 2010

Experiência simples com sais de frutos: os primeiros passos da Bebé na actividade experimental

A Bebé adora explorar situações que envolvam a manipulação de diferentes utensílios e substâncias então resolvi propor uma actividade experimental a esta minha pequena cientista.

Coloquei à sua disposição um frasco de sais de frutos (antiácidos)  e exemplifiquei como podia usar uma pequena colher para retirar o pó do frasco.
 Seguidamente a bebé utilizou um pequeno frasco com abertura conta-gotas para colocar água sobre os sais de frutos.

A Bebé ficou muito admirada com a reacção de efervescência observada: ao colocar água sobre o pó surgia o que apelidou de "espuma"  e, simultaneamente, ouvia-se um som semelhante a frvfrv...
 Além disso como os sais tinham um odor a frutos citrinos a experiência envolveu simultaneamente os vários sentidos da bebé; excepto o sentido de gosto por minha expressa vontade pois pareceu-me que a Bebé não se teria importado nada de experimentar o sabor desta experiência! :)
 A Bebé vivenciou assim diferentes fases do método científico ainda que ajustadas à sua fase de desenvolvimento e às suas capacidades. 
Na verdade a Bebé quis repetir a experiência várias vezes; quis experimentar, observar e constatar se o fenómeno de efervescência ocorria sempre que adicionava água aos sais. Talvez na sua mente tenha surgido essa hipótese e tenha tirado as suas ilações.
O importante é que a Bebé vivencie diferentes situações, contacte com diferentes substâncias e materiais; que tenha oportunidade para estimular  a sua curiosidade e desejo de descoberta pois no fundo são estas as bases que cimentarão descobertas posteriores.

Por enquanto a Bebé vai maravilhando-se com o mundo e as transformações que nele ocorrem, experimentando, observando, estabelecendo conexões e inter-relações na sua mente em desenvolvimento.

1 comentário:

T. Idzi disse...

Angela, parabéns! Teu blog é inspirador! Caí aqui procurando por atividades para crianças pequenas e gostei muito do que vi.