setembro 11, 2010

Animais de diferentes habitats

Uma das actividades preferidas da Bebé é brincar com os seus bonecos animais; faz diálogos com eles sendo que já os ouvi a falar entre si e a ralharem uns com os outros "...ó tigre, tu não podes ir pa casa; o gato pode; tu não cabis!"

Então resolvi explorar diferentes habitats integrando essa exploração no contexto do seu  jogo livre.
Propôs-lhe que colocasse os diferentes animais sobre uma imagem com diferentes habitats representados (nomeadamente terrestre e aquático).

Na verdade foi interessante observar como a Bebé respondeu a esta solicitação uma vez que alguns dos animais representados podem viver quer na água quer e terra.

A Bebé considerou que o pinguim viveria sobre as rochas mas que também podia ir para a água; o caranguejo ficou na água, bem como a raia, a tartaruga e a lagosta embora tenha hesitado em colocá-la na teia de aranha! As algas e os corais foram colocados junto aos representados na imagem e o hipopotámo ficou na areia a comer folhas.

Daqui a uns temos puderemos explorar diferentes habitats como as florestas tropicais, as terras frias, os desertos,...e pôr estes animais nos seus verdadeiros e devidos habitats :)

Para dar uma dimensão mais real à exploração propôs à Bebé que colocasse os os animais dentro de um recipiente onde representei uma pequena praia com rochas, areia (ambiente terrestre) e água (ambiente aquático).
É claro que esta dimensão real foi muito mais interessante para a Bebé, sendo que rapidamente encontrou novas formas de a explorar.
Percebeu que era divertido revolver a areia e esconder/encontar os animais, por exemplo.

Verificámos que era muito mais fácil esconder alguns animais do que outros; que alguns flutuavam e que outros não; que a água fica diferente quando revolvemos a areia e que a areia molhada é diferente da areia seca...

...São estas pequenas grandes descobertas, experiências, observações, deduções que vão abrindo caminho para outras posteriores...

Sem comentários: