julho 20, 2010

Tudo o que se pode explorar num simples recipiente com água :)

A Bebé como quase todas as crianças adora brincar com água. Tem igual fascínio com a espuma.
Assim se a quero ver feliz e envolvida uma boa meia hora basta apenas dar-lhe um recipiente com água , sabão, alguns objectos e brinquedos simples.
A Bebé explora, experimenta, sente, imagina,  aprende enquanto toca a água e usa os diferentes utensílios.
Embora seja uma actividade extremamente simples envolve todo um conjunto de explorações que podem ser potenciadas pela presença discreta de um adulto.

Na verdade a Bebé, por exemplo, contou os peixinhos que colocou na água, identificou as suas cores, nomeou os diferentes objectos que explorou (conchas, pedras, búzios, golfinho, barco à vela, alga,...), "pescou" os peixes" com a ajuda de uma pá para dentro do balde, explorou os conceitos de dentro, fora, cima, baixo, molhado, seco, frio, observou a flutuação de alguns objectos, explorou diferentes texturas,...


...mas o que considerei as interessante foi a forma como deu vida aos peixes, ao golfinho e ao sapo, conversando continuamente com estes, enunciando as acções que fazia: "  sapo em cima do balde; "salta água, sapo! "Peixinhos dentro do balde! "O peixinho vermelho, onde tá?""Ó menino caiu, barco à vela, água!"

É muito gratificante observar a Bebé feliz, a brincar, plenamente envolvida a explorar, a inventar, a aprender e a conseguir fazer isto tudo a partir de algo tão simples como é um recipiente com um pouco de água...

Sem comentários: