julho 20, 2010

Um livro feito em casa a partir de recortes de imagens de animais

A Bebé é fascinada por animais de qualquer espécie como tal estamos sempre a descobrir diferentes situações e experiências que lhe permitam explorar essa temática.
No estágio final do meu curso realizei um livro utilizando recortes de imagens de animais e pareceu- me agora oportuno exporá-lo  com a Bebé.
As imagens utilizadas no livro são fantásticas e muitas delas permitiram criar páginas para abrir e fechar tornando a exploração do livro mais cativante.
Tentei usar animais muito diferentes entre si, de diferentes habitats. Alguns desses animais eram totalmente desconhecidos para a Bebé como o társio a que ela chamou "macaco" !Achei curioso que fizesse esta analogia pois na verdade o társio tal como o macaco é um primata!
Tentei também explorar os conceitos de grande/pequeno; muitos/poucos; mãe/cria; dento/fora, entre outros.
Embora este livro seja uma proposta diferente em relação à maioria dos livros que Bebé explora;  esta deteve-se na exploração do livro, fez perguntas e brincou com as folhas desdobráveis brincando às escondidas com os animais!

Parece-me muito importante que a Bebé contacte com diferentes representações dos animais. Desta forma desenvolve o pensamento simbólico, estabelecendo interconexões entre diferentes símbolos (imagens) que representam uma mesma realidade.
As imagens que utilizei foram publicadas na revista National Geographic e constituem algumas delas, na minha opinião, uma forma de arte por si mesmas que me apraz partilhar com a Bebé  pois a Natureza é na verdade a suprema forma  de Arte :)


Sem comentários: