A L. envolve-se com frequência na exploração de construções (pontes, escadas, estradas,...) sobretudo usando pequenos paralelípipedos de madeira e pequenas tábuas.
Ultimamente tenho observado como, de forma espontânea, testa as propriedades das suas construções (equilíbrio, robustez,...).
Ontem por exemplo observei-a a testar diferentes objectos de modo a fazê-los girar sobre si mesmos.
Hoje observamos o deslocamento de objectos em plano inclinado.
Reunimos diferentes objectos com diferentes formas. Categorizamo-los segundo a forma.
Experientamos pô-los a rodar com um pequeno impulso.
Fizemos um pequeno jogo para explorarmos o reconhecimento das diferentes formas dos objectos.
Construimos o plano inclinado e experimentámos.
Depois a L. quis constuir uma rampa com maior declive e experimentámos.
A L. mostrou-se muito investigativa e curiosa experimentando diferentes, objectos e o seu pensamento e acção divergiram construindo novas possibilidades.
Construiu duas rampas e foi buscar novos objectos para escorregar nestas.
A L. quis incorporar os seus pequenos bonecos na experiência. O jogo simbólico está sempre presente.
É interessante observar como a L. se está a tornar num ser cada vez mais reflexivo e investigativo, explorando e testando o comportamento e caracteristicas os objectos à sua volta.
Admiro sobretudo a forma inventiva como o faz; não se ficando pelo que tem mas criando novas possibilidades.
Partilho aqui também um exemplo simples do que poderá ser um registo escrito desta actividade.
Para a L. tudo isto ainda é feito num contexto extremamente lúdico, de forma muito aberta e espontânea.
No entanto ela é já um ser observador capaz de constatar e prever o comportamento de certos objectos no plano inclinado argumentando, na sua voz suave de bebé-menina:
-"Papá, as coisas redondas `scorregaram; mas as quadradas não!"
2 comentários:
Espectacular! Fico sempre deslumbrada... Beijinhos e boa semana!
Obrigada Dreamlu! Beijinhos e boa semana para ti também :)
Enviar um comentário