novembro 13, 2009

Caixinhas das cores (Miniprojecto: O meu Mundo é muito colorido)











Estas caixinhas são uma ideia simples para explorar as cores com as crianças. Permitem explorar as cores de uma forma concreta e interactiva, relacionando-se directamente com o mundo da criança. Permitem uma exploração ao longo do tempo, visto que partindo delas se poderá indo desenvolvendo diferentes actividades.

Sugestão de estratégias para explorar as caixas das cores:

São apresentadas às crianças as quatro caixas das cores. Perguntar o que poderão ser e de que cores são as suas tampas. Deixar as crianças explorar as caixas. Nomear as caixas como “Caixinha Amarela, Caixinha Verde, Caixinha azul e Caixinha Vermelha”.
Mostrar às crianças um conjunto diversificado de imagens, objectos e papéis de diferentes cores.
Solicitar às crianças que identifiquem os objectos, as imagens e as suas cores.
Explicar que vamos colocar em cada caixa objectos, imagens e papéis que sejam da mesma cor que a tampa da caixa.
Assegurar que cada criança cola pelo menos um elemento de cada cor em cada uma das 4 caixas.
Explicar que as caixas irão ficar na sala é que nelas poremos objectos de acordo com a cor da tampa.
Poderemos depois reunir as crianças em roda e pedir que retirem da "saquinha das surpresas" um objecto, sendo que se colocou dentro da saquinha objectos de diferentes cores. Pedir à criança que identifique o objecto e a sua cor e que o coloque na caixa da mesma cor do objecto.

Mais tarde poderemos pedir que cada criança traga um objecto de casa para colocar numa das caixas.
Alguns objectivos possíveis de desenvolver a partir das estratégias acima mencionadas:



-Criar oportunidades de aprendizagem em grupo por observação e em cooperação com as sugestões dos colegas

- Desenvolver capacidade de expressão oral das crianças em situação de grande grupo, descrevendo objectos e situações vividas

- Distinguir e classificar diferentes objectos de acordo com a sua cor

- Desenvolver o auto-controlo motor, esperando a sua vez

- Interiorizar e respeitar as regras de interacção na roda, respeitando e escutando os colegas

Sem comentários: