novembro 30, 2009

Reflecindo sobre o desevolvimento da Bebé aos 14 meses


Hoje dei-me conta que a Bebé aos 14 meses já possui dentro de si o conceito de tantas coisas, entre elas estão as flores. Identifica as flores entre várias formas e cores, no jardim, nos livros, na televisão. Franze o nariz e inspira sempre que vê uma flor.

Agora vejo que nem sequer é preciso conseguir falar para apreciar a beleza das flores...

Isto fez-me pensar que o cérebro da Bebé já efectua complexas associações e pensamentos mas como ainda se expressa oralmente de forma rudimentar; é fácil não ver a complexidade do pensamento que na verdade já possui.

Há muito de biológico (inato) no desenvolvimento. Talvez seja um pouco como semear uma flor; desde que a reguemos, lhe demos em terra fértil, luminosidade e temperatura adequadas e a protejamos das geadas e de outras intempéries; a flor florescerá. Parece que instintivamente os bebés sabem como aprender. Cabe a nós cuidar, amar, proteger, dar um ambiente propício para que a criança germine, crie raiz, caule, folhas, flores e mais tarde frutos.

Cada dia que passa vejo que não só eu quem ensina a Bebé mas é ela que explorando, descobrindo, experimentando me dá a conhecer a inteligência da infância.
Eu sou a jardineira; cabe-me cuidar, pôr e tirar estacas se for preciso, enriquecer o seu solo se necessário, dar-lhe novo ar, novos horizontes mas ensiná-la a crescer, isso não é preciso.


Sem comentários: