A NAEYC http://www.naeyc.org/; (National Association for the Education of Young Children) apresenta um conjunto de princípios acerca do desenvolvimento e da aprendizagem que são considerados como basilares na fundamentação e orientação de uma prática educativa desenvolvimentalmente adequada para crianças pequenas.
Resolvi partilhá-los porque considero-os bastante pertinentes e porque, à falta de um documento orientador para a Creche no nosso país; é preciso procurar fundamentação em documentos alternativos.
De facto esta lacuna, este vazio de documentação para a Creche no nosso país revela por parte do Governo a pouca importância que é dada à educação de crianças com menos de 3 anos. Mas a educação da criança ocorre desde que nasce e não começa apenas aos 3 anos. Espero que à semelhança do que vem sendo feito noutros paises; Portugal, comece a valorizar a dimensão educativa das crianças com menos de 3 anos; afinal durante essa fase as crianças atravessam um período de desenvolvimento fundamental quer em termos cerebrais, quer físicos, quer afectivos e relacionais que serão as bases do seu desenvolvimento futuro.
Assim, a NAYEC, propõe os seguintes príncipios:
Os DIFERENTES DOMÍNIOS DO DESENVOLVIMENTO físico, emocional, cognitivo, ESTÃO ESTREITAMENTE RELACIONADOS e essa INTER-RELAÇÃO DEVE SER COMPREENDIDA E ACTIVAMENTE EXPLORADA pelos educadores na organização das suas experiências de aprendizagem, tendo em vista o desenvolvimento óptimo da criança em todas as áreas e a possibilidade de ela ESTABELECER CONEXÕES SIGNIFICATIVAS entre vários domínios.
Existe VARIABILIDADE DESENVOLVIMENTAL NAS CRIANÇAS; a sua idade é apenas um indicador da sua maturidade desenvolvimental; o carácter único do padrão de desenvolvimento de cada criança deve ser reconhecido pelo educador e deve basear-se nele para tomar as suas decisões curriculares, tendo em conta a INDIVIDUALIZAÇÃO DAS INTERACÇÕES COM O ADULTO (conceito de adequação desenvolvimental individual).
A criança contribui de forma decisiva para o seu desenvolvimento e aprendizagem, à medida que se esforça para da SIGNIFICADO ÀS EXPERIÊNCIAS DIÁRIAS, NOS DIVERSOS CONTEXTOS ONDE ESTA INSERIDA.
As CRIANÇAS SÃO APRENDIZES ACTIVOS, construindo a sua própria compreensão da realidade com base nas experiências directas físicas e sociais.
O desenvolvimento ocorre de forma previsível com vista a uma COMPLEXIDADE, ORGANIZAÇÃO E INTERNALIZAÇÃO CRESCENTE. A aprendizagem na infância progride do CONHECIMENTO COMPORTAMENTAL PARA O SIMBÓLICO OU REPRESENTACIONAL. Tal implica que as práticas educativas forneçam oportunidades para a criança DESENVOLVER E APROFUNDAR O SEU CONHECIMENTO COMPORTAMENTAL E PROGRESSIVAMENTE ADQUIRIR CONHECIMENTO SIMBÓLICO ATRAVÉS DE OPORTUNIDADES VARIADAS PARA REPRESENTAR AS SUAS EXPERIÊNCIAS.
As experiências precoces têm um efeito cumulativo podendo se repetidas, ter EFEITOS PODEROSOS E DURÁVEIS NO DESENVOLVIMENTO posterior. Existem períodos óptimos para o desenvolvimento.
O desenvolvimento das crianças acontece melhor no CONTEXTO DE UMA COMUNIDADE QUE LHES OFEREÇA SEGURANÇA, AS VALORIZEM, ONDE AS SUAS NECESSIDADES FÍSICAS E PSÍQUICAS ESTÃO ASSEGURADAS.
As crianças REVELAM DIFERENTES MODOS DE CONHECER E DE APRENDER, DEFERENTES MODOS REPRESENTAR O QUE SABEM E CONHECEM.
O JOGO É UM VEÍCULO IMPORTANTE PARA O DESENVOLVIMENTO SOCIAL, EMOCIONAL E COGNITIVO DA CRIANÇA, BEM COMO UM REFLEXO DO SEU DESENVOLVIMENTO
O DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM OCORREM E SÃO INFLUENCIADOS PELOS MÚLTIPLOS CONTEXTOS SOCIAIS E CULTURAIS E PELAS INTERACÇÕES ENTRE ESTES. O educador deve conhecer os diferentes contextos das crianças garantido uma educação com cariz inclusivo e multicultural.
O desenvolvimento ocorre numa sequência relativamente ordenada em que a CONSTRUÇÃO DE COMPETÊNCIAS E CAPACIDADES E O CONHECIMENTO POSTERIOR SE CONSTROEM COM BASE NAS APRENDIZAGENS JÁ REALIZADAS. Os educadores devem considerar o conhecimento relativo ao desenvolvimento como base para preparar ambiente educativo e planificarem OBJECTIVOS REALÍSTICOS E EXPERIÊNCIAS ADEQUADAS.
1 comentário:
Só para dizer que gostei mesmo muito do blog que criou! Todas as experiências maravilhosas que partilha quer enquanto mãe, quer enquanto educadora (dupla faceta na qual também eu me encontro há 14 meses :)
Muitos parabéns e muito obrigada!
Enviar um comentário