janeiro 08, 2010

2010 Ano Internacional da Biodiversidade

O termo diversidade remete para a diferença como “uma variação no todo”. A esse respeito, Gould, diz que “(…) o modelo de Full House ensina a dar valor à variação para seu próprio proveito, por razões que se prendem com a teoria evolucionista e com a ontologia da natureza, e não por falha de pensamento lamentável, que aceita todas as crenças no raciocínio absurdo de que discordar é desrespeitar.
A excelência é uma gama de diferenças, e não um ponto. Cada localização desta gama de pode ser ocupada por um representante excelente ou inadequado – e temos de lutar pela excelência em cada umas dessas localizações variadas.
Numa sociedade levada a impor, muitas vezes inconscientemente, uma mediocridade uniforme a uma riqueza de excelência anterior, uma sociedade em que o McDonald`s roubou o lugar ao jantar e o hipermercado eliminou o comércio tradicional, a compreensão e a defesa das gamas completas como sendo realidades naturais podem ajudar a estancar a maré e a preservar a rica matéria-prima de todo o sistema em desenvolvimento: a própria variação.”

(in Full House, a Difusão da Excelência de Platão a Darwin de S. J. Gloud))

Sem comentários: