março 16, 2010

Desenhos da Bebé; reflectindo sobre o desenvolvimento do desenho na Infância

Ontem subitamente enquanto desenhava num caderno sentada no chão da cozinha , a Bebé parou olhou para as garatujas e disse "- Pato, pato!".
Parei as "limpezas", baixei-me; olhei para ela, sorri e disse: " - Desenhas-te um pato; posso ver?!"
Observei que no meio dos traços longitudinais havia uma pequena forma semi-esférica que não surge com frquência nos seus desenhos.
Talvez fosse essa forma que lhe fez surgir na mente a palavra "pato"; não sei.
Talvez tenha sido por outo motivo qualquer.
A Bebé continuou o seu desenho e eu voltei aos meus afazeres domésticos.
No entanto, o meu pensamento deteve-se no acontecido: Se desenhar é uma forma de expressão, uma linguagem; é provável que a Bebé a utilize como forma de comunicação além da linguagem oral e não verbal que até aqui tem usado para se expressar. Afinal aos 17 meses a bebé já diz cerca de 100 palavras e entende nuitas mais.
Será que aos 17 meses os Bebés já representam o seu mundo nos seus desenhos?
A actividade simbólica que o uso da palavra exige poderá utilizar vias cerebrais semelhantes às que possibilitam à Bebé atribuir significados aos traços que desenha...
Será que amanhã o desenho ainda será um pato para a Bebé; ou serão apenas traços; ou será outra coisa qualquer?
De qualquer forma guardarei este desenho e guardarei na memória o rosto emplogado da Bebé enquanto apontava com o seu dedo indicador minúsculo para os traços desenhados a lápis de carvão, num caderno de linhas, exclamando " - Pato, pato!".

E subitamente lembrei-me que ao ver a 1.ª ecografia da Bebé (tinha ela seis semanas de vida embrionária); olhei para o monitor e disse: - Parece um pato! - Um pato!- Exclamou o médico a rir.

É que também a mim uma forma semi-esférica (o saco vitelínico) me fez lembrar a figura de um pato!
Tal mãe, tal filha! :)

Vi pela 1.ª vez este vídeo em  Uma janela para o atelier e acho que apresenta aspectos muito importantes do desenho na infância e fá-lo de uma forma muito bela e intimista, bem ao jeito da BBC, aliás.


Este 2.º vídeo embora não directamente relacionado com a Infância; está espantosamente bem construído e faz pensar na relação que sempre existiu entre a Arte e a Natureza. Afinal a expressão artística é algo inerente à natureza humana. Eu vejo isso na naturalidade com a Bebé desenha e pinta...é tão natural para esta como brincar, mover-se ou observar...

Sem comentários: