março 31, 2010

Reflecindo...A lição da semente


Olhe para a semente, mas veja a árvore!

Uma semente não tem dúvidas de sua natureza; ela simplesmente aguarda, pacientemente, o momento certo e o solo adequado para germinar e crescer até manifestar completamente sua natureza interior.

Uma semente de maçã tem a macieira em forma de projeto dentro de si. Mais do que isso, ela tem, potencialmente, os frutos, que se tornarão alimento para outros seres.

Algumas sementes podem passar meses, anos, séculos aguardando o ambiente propício para brotarem, sem perderem a força, o ideal, a natureza.

Essa capacidade das sementes chama-se “Dormência” e é um mecanismo de sobrevivência para propagação da espécie.

Recentemente uma equipe de botânicos e biólogos liderados por Sarah Sallon, do Centro de Pesquisa de Medicina Natural L. Borick, decidiu plantar sementes de tamareira com cerca de 2.000 anos de existência, que foram encontradas em escavações de 1963, na antiga fortaleza do rei Herodes, em Masada, perto do Mar Morto.

A semente da tamareira germinou, transformando-se no modelo que não se perdeu durante os 2.000 anos de espera. Curiosamente a planta foi apelidada de Matusalém.

Uma das grandes missões nossas neste plano é aprendermos a olhar além do que se mostra aos nossos olhos.

Quando iniciamos um projeto, nosso desejo é vê-lo pronto, acabado, funcional e perfeito. Quando iniciamos um relacionamento, a nossa vontade é que tudo se desenvolva de forma perfeita, harmoniosa, feliz e maravilhosa. Quando criamos os filhos, nosso coração bate mais forte só de imaginá-los crescendo alegres, sadios, maravilhosos e perfeitos.

No decorrer do projeto, do relacionamento, da criação dos filhos e de outras coisas de nossas vidas podem ocorrer situações que nos fazem perder de vista a visão idealista daquilo que objetivamos. No caso do projeto, por exemplo, pode faltar dinheiro para sua conclusão, podem faltar materiais, o prazo pode não ser suficiente e podem ocorrer outras situações que tragam desânimo, pessimismo ou estresse. Aí entra a lição da semente.

Quem de nós consegue olhar para a semente de um projeto e vê-lo como uma árvore crescida rendendo os frutos esperados?
- Quem de nós consegue esperar o tempo certo de germinação, brotamento e desenvolvimento do projeto?
- Quem de nós consegue manter-se fiel aos seus ideais durante as intempéries?
A lição da semente nos ensina a olhar a semente da maçã, por exemplo, e ver as maçãs já colhidas. Se acreditamos em nossos sonhos e ideais, é necessário termos essa mesma determinação em relação a eles. A Natureza que criou as árvores e as plantas é a mesma que nos criou.

- Temos a capacidade de semear idéias.
- Temos a capacidade de transcender o que está manifestado e vermos além; muito além…
- Temos a capacidade de ver o nosso ideal perfeitamente concretizado
Quanto mais visualizarmos a realização perfeita do nosso projeto, mais estaremos contribuindo para sua execução correta. Da idéia inicial à conclusão do projeto, nossa mente exerce forte influência na manifestação dele. Pensamentos positivos e confiança são como adubo para nossas idéias. Visualizando nosso projeto perfeitamente concluído, estamos nutrindo-o, como o solo nutre o broto da planta que está crescendo.

Certamente você conhece aquela experiência em que se coloca um grão de feijão para germinar em um algodão molhado. Se deixarmos o algodão secar, o broto nem se formará ou, se já tiver brotado, morrerá. Além da água ele precisará também da luz do Sol.

Assim como o broto se desenvolve na direção da luz solar, nossos projetos se desenvolverão na direção de nossas expectativas.
Iluminemos nossos projetos com a luz do pensamento e das palavras positivas.

Quem planta, colhe.
Plantemos nossos sonhos, reguemo-los frequentemente, alimentemo-los adequadamente e tenhamos a paciência necessária para aguardar o seu desenvolvimento, sem perder de vista os frutos ideados.
Aprendamos com a semente!
Fonte: João Carlos Cordeiro

Sem comentários: