As plantas são seres vivos extraordinários mas por vezes esquecemos o enorme potencial educativo destas em detrimento dos animais.
Ao contactar com a terra, água, plantas; o bebé pode descobrir e explorar o mundo que o rodeia de uma forma activa e envolvente, descobrindo processos fundamentais do mundo vivo.
As actividades seguintes foram projectas para um grupo de crianças de 2 anos de idade mas podem ser adaptadas a outras idades.
Actividade 1: Vegetais em vaso
Estratégias possíveis:
Uma de cada vez, cada planta é observada e explorada. Perguntar as crianças o que é, como se chama, qual é a sua cor, o que há no vaso.
Observar as folhas, os frutos se existirem.
Cheirar, tocar levemente nas folhas.
Dar uma folha da hortelã a cada criança para que a parta em pedaços menores; dizer à criança que a cheire.
Dar a cada criança uma vagem seca de ervilha e outra de feijoeiro; ajudar a abri-las para descobrir o que há no seu interior.
Observar as sementes das vagens: o que serão? E se as puséssemos na terra?
Conversar com as crianças sobre a utilização de algumas destas plantas na sopa e nas saladas.
Sugerir que ao almoço tentem descobrir no seu prato, alguns destes vegetais.
Objectivos:
Explorar diferentes plantas em vaso, de modo a desenvolver a observação, o gosto por explorar e comparar objectos e a curiosidade das crianças pelo mundo natural
Dar oportunidade às crianças para descobrirem de onde vêm alguns dos alimentos da sopa e da salada
Permitir que as crianças explorem e contactem com alimentos que normalmente não apreciam muito mas que são essenciais ao seu desenvolvimento saudávelDesenvolver a linguagem oral ao descrever, comentar os objectos e as situações vivenciadas
Desenvolver e introduzir vocabulário relativo às plantas (semente, folha, caule, terra)
Introduzir e contextualizar a actividade da sementeira do feijão
Actividade 2: Feijões Mágicos
Materiais:
Recipiente com terra própria para sementeira
Feijões
Copos de plástico
Colheres de plástico
Garrafas de plásticocom água
Estratégias possíveis:
Dar a cada criança um copo de plástico e uma colher.
Colocar dois recipientes com terra própria para sementeira.
Dizer às crianças que coloque no copo alguma terra.
Dar um feijão a cada criança e explicar como o deve por no copo.
Dar a cada crianças uma garrafa com água e pedir que coloquem alguma água sobre a semente.
Colocar mais terra no copo. Calcar com os dedos.
Colocar em cada copo a identificação de cada criança e explicar que todos os dias iremos observar o nosso feijão para ver o que lhe acontece.
Objectivos:
Proporcionar às crianças uma actividade que as permite contactar com a terra, a água, e uma semente de modo a poder experimentar in loco o processo biológico da germinação
Dar oportunidades às crianças para perceber de onde vem os vegetais que fazem parte da sua alimentação
Despertar nas crianças o interesse pelo mundo natural, desenvolvendo o espírito experimental, alicerce do conhecimento científico
Coordenação e controlo progressivo das potencialidades manipulativas de carácter fino
Actividade 3: Ainda nada?
Materiais:
Dispositivo para apresentação do vídeo
Estratégias possíveis:
Apresentação em Power Point do conto: “Ainda nada?”
Conversar de forma breve sobre o conto, focando as etapas-chave do processo da sementeira e germinação da semente: fazer um buraco na terra; colocar a semente; por terra sobre a semente; regar; esperar; crescimento da semente no solo; germinar da semente; crescimento da planta.
Relacionar as etapas observadas no livro com as realizadas anteriormente pelas crianças durante a sementeira do feijão.
Levantar a questão final: Será que vai acontecer o mesmo com o feijão que nós semeamos?
Objectivos:
Contextualizar e aprofundar os conteúdos e as experiências das actividades de observação de vegetais e posterior sementeira do feijão.
Despertar nas crianças a curiosidade e a capacidade de questionar de modo a desenvolver nestas o espírito crítico e reflexivo que será a base do conhecimento científico
Proporcionar às crianças uma oportunidade de contactar com uma tecnologia diferente para contar uma história, ajudando-as a descobrir e a apreciar diferentes formas de comunicação
Proporcionar às crianças o contacto com um tipo de ilustração diferente, simples, com diferentes materiais e texturas, de modo a desenvolver nas crianças o gosto pelo diferente, pelo belo e pela arte
Actividade 4: A Semente
Materiais: Nenhum
Estratégias possíveis:
Fazer uma roda com todas as crianças do grupo.
Narrar devagar, o nascimento e o posterior crescimento da planta, ao mesmo tempo que o imita:
Narrar devagar, o nascimento e o posterior crescimento da planta, ao mesmo tempo que o imita:
Primeiro pomos uma semente/feijão na terra (sentar de cócoras no chão, simulando com as mãos o colocar da semente na terra);
Depois alguém rega e a planta vai crescendo muito devagarinho (erguer um pouco o tronco);Depois o Sol aquece-se a planta e ela cresce mais e mais;já cresceu muito; está muito grande (colocar de pé, com o corpo bem direito);E como já é a Primavera, a planta ganhou folhas e flores de todas as cores (estender os braços);Quando o vento sopra, a planta mexe-se (balançar os braços).
As crianças imitam os movimentos da educadora.
Objectivos:
Representar mimicamente, numa dramatização simples, o nascimento de uma planta de modo a consolidar de forma orgânica, activa e divertida as experiencias do dia
Desenvolver a imaginação, e a capacidade de simbolização das crianças
Desenvolver a capacidade de observação, memorização
Coordenar e ajustar o comportamento ao das outras crianças durante o jogo dramático
Desenvolver a coordenação, equilíbrio e o controlo dinâmico de próprio corpo(imagens retiradas de e de.)
1 comentário:
primeir a comentar
Enviar um comentário