maio 10, 2011

Entre amigos

 A L. é um ser autónomo e explorador e quando tem a companhia de um amigo todas as explorações se transformam em aventuras.

Foi interessante observar de longe como estas duas crianças  de 2 anos e meio e 4 anos e meio se envolveram e exploram o mundo à sua volta e como aos poucos se observa uma amizade crescente, uma inter-ajuda exploratória fascinante entre dois pequenos seres.

Assim fui observá-los a correrem atrás das ovelhas que fugiam assustadas destes dois pequenos seres; mais tarde constatei que estava a tentar acertar-lhe com nêsperas que aos pulos tentavam colher da árvore; actividade esta que envolveu portanto, competências físicas (neste caso precisão, força, arremesso, destreza) e cognitivas (como chegar às nespêras na árvore)!

Depois encontrei-os perto da piscina onde o A. descobriu um interessante pato branco (um velho cisne de louça) a nadar num lago (água da chuva presa na cobertura côncava da piscina).
Rapidamente tentaram apanhar o cisne. Pensaram, testaram, experimentaram; tentaram resolver o problema.
O A. usou um pau para tentar apanhar o pato; a L. quis ajudar mas longo percebeu que seria mais interessante se ela tivesse a sua própria cana de pesca!
Em seguida após vários pulos sobre o pequeno múro; observei este episódio de inter-ajuda entre estes dois seres pequeninos: o A. após várias tentativas e após muito esforço, lá conseguiu ajudar a L. a subir o muro que dava acesso à piscina; isto é ao lago onde se podia pescar patos! :)


 Haverá algo mais extraordinário e inspirador que a Infância, onde tudo se transforma em descoberta e aventura temperadas por momentos onde floresce a amizade e outros sentimentos que fazem de nós pessoas, pessoas humanas?...

Obrigada L. Obrigado A. por me deixarem descobrir ao longo destes anos o vosso desenvolvimento e observar, de tão perto, a vossa fascinante Infância.

3 comentários:

APO (Bem-Trapilho) disse...

olá olá, Angela! tudo bem?
vim matar saudades porque há muito não passava cá.
para já é só uma espreitadela, mas espero mais logo ter tempo para ler coisas por aqui e ver tudo com muita atenção.
deixo-te uma bjoka :)

Anónimo disse...

Ola Angela!
Antes de mais quero dar-te os parabens pelo excelente blog e um muito obrigado pela PARTILHA!
Uma amiga/colega tua foi quem em deu o teu blog, isto porque lhe perguntei se ela conhecia sites giros com actividades para fazer com a minha filhota!
Adoro vir aqui! Tenho uma menina com 1 ano, felizmente passo a maior parte dos meus dias com ela, faco muitas coisas com ela e agora nao vamos parar! :)

Muito obrigado mesmo e continua a presentear-nos com o vosso mundo, a vossa galaxia que nos amamos!

Beijinho e felicidades

Ana

Anónimo disse...

Há quanto tempo... 3 anos?! Estava eu à procura de ideias luminosas quando me aparece uma galáxia com o teu nome e com a L... Tenho tantas saudades do nosso tempo de curso (quando podíamos dar asas à imaginação sem uma entidade patronal a questionar e a esmiuçar a nossa prática pedagógica), e de todas as loucuras e experiências que vivemos (como uma gata a destruir os nossos cenários, não é?)... Ai, ai!! Estou muito feliz por ti e pelo teu blog. Tens uma família linda e és uma pessoa muito especial. Love you miga. bjokas Sofia R.