abril 20, 2010

Actividades de exploração da Bebé com gelo e água: Que frio!

A Bebé utiliza a palavra frio para designar a sensação extrema de frio mas também a sensação de quente. Esta confusão talvez resulte do facto de durante o Inverno usarmos a palavra quente para designar o aquecedor e para a Bebé a palavra quente parece significar aquele objecto.
Então para ajudar a Bebé a associar a palavra quente à sensação de calor e a palavra frio à sensação de frio fizemos estas experiências com gelo.
Quanto às experiências relacionadas com o calor ainda não sei bem o que lhe proporcionar... Por enquanto vou verbalizando a palavra quente associando-a à comida quente e à àgua do banho.

Assim começámos por explorar um bloco de gelo relativamente grande. A Bebé já conhecia a palavra gelo e assim que tocou o gelo disse logo: "Aí mamã!Tá frio!"
Ao princípio tocou levemente o gelo mas logo depois pegou no pedaço com as duas mãos. Ficou muito admirada quando lançei o bloco ao chão e este se partiu em pedaços e gritou:"Ó mamã, partiu!"
Parecia intrigada e quis voltar a colocar os pedaços partidos no bloco!



No dia seguinte mostrei à Bebé uma caixa com cubos de gelo coloridos (colori a água com corante alimentar).
A Bebé ficou admirada quando retirei os cubos da caixa e quis logo voltar a colocá-los no recipiente.
Realizou esta tarefa com grande concentração não estando incomodada com o facto de os cubos estarem gelados...

Esta actividade que realizou expontaneamente permite desenvolver a correspondência um-a-um. Aproveitei para contar os cubos e para chamar a atenção da Bebé para as diferentes cores dos cubos.

Em seguida colocámos os cubos num recipiente com água e a Bebé divertiu-se a apanhá-los com o coador.















Nesta actividade tão simples observámos tantos conceitos físicos interessantes como o processo de congelação, liquidificação, diluição, densidade...mas, por agora, a Bebé apenas sente estes processos.

Mas acredito que estas sensações são uma base muito importante para a consolidação de aprendizagens futuras.
E é maravilhoso observar como a Bebé se sente feliz e  como se envolve por inteiro nestas actividades sensorais e exploratórias tão simples.

Os bebés são seres científicos por natureza; curiosos, observadores, exploradores...investigam com os seus sentidos (instrumentos), pondo à prova num só dia praticamente todas as leis da física! :)

Sem comentários: