maio 18, 2010

Ideias simples para explorar figuras geométricas com a Bebé e outras noções matemáticas elementares

A Bebé aos 19 meses já identifica algumas formas e figuras como o quadrado (embora ainda não distinga quadrado de rectângulo chamando a ambos "quadrado"), o coração, a estrela, o triângulo, a forma oval que designa como "ovo", a forma circular que designa como "bola" e forma espiral que designa como "caracol"! lol

Então, seguindo o seu interesse pelo reconhecimento das formas pensei em fazer as figuras de um triângulo, de um quadrado, de um círculo e de um rectângulo no chão do seu quarto de brincar, usando fita adesiva colorida.

A Bebé adora passear-se por entre as figuras; colocar-se dentro e fora das figuras; tentar pular de figura em figura; colocar objectos dentro/fora das formas e sobre a fita que as limita.

A par desta exploração livre das figuras proponho por exemplo à Bebé colocarmos dentro de cada figura objectos que tenham essa forma dessa figura; reforço os conceitos de dentro e fora colocando-me a mim dentro e fora da figura; colocamos brinquedos semelhantes dentro de uma figura (bonecos dentro do triângulo; carros dentro do círculo; jogos dentro do quadrado....) explorando assim ainda que de forma elementar noção de conjunto e categoria.

Desenhei no chão uma linha aberta em forma de quadrado e  outra em forma de círculo para explorar conceitos de linha aberta/fechada.

É interessante pensar como é possível explorar e descobrir e desenvolver tantos conceitos e a partir de algo tão simples como umas fitas adesivas coladas no chão! :)

Sem comentários: