junho 09, 2010

Pintar numa folha natural

Sempre que é possível a Bebé vai explorar um pouco da Natureza que nos rodeia e neste passeio a Bebé descobriu árvores "enomes" e teve uma longa conversa com uma tartaruga gigante!


Como sempre, ávidas coleccionadoras de folhas caídas, sementes, pedras e outros tesouros semelhantes trouxemos para casa uma folha seca que julgo ter pertencido a um grande bambu.

A Bebé andou pela mata a fora a correr com a folha; uma espécie de asa e a mim pareceu-me que a folha com a sua textura irregular, listada daria um óptimo material para pintar.

Como estes últimos dias têm sido tristemente cinzentos e temos saído pouco resolvi propor à Bebé que pintasse no exterior. 
Assim colei a folha no vidro e a Bebé pode pintá-la e observá-la à luz natural.
Além disso a Bebé experimentou pintar em plano vertical.
Ao tentarmos pintar a a margem inferior da folha verificámos que a tinta (à base de água) não aderia à folha formando pequenas gotículas.
Que oportunidade fantástica para  nos interrogarmos por que tal acontecia!  
Não fosse a Bebé ter 20 meses de vida e já estaríamos nós a falar de cutículas serosas, estomas e estruturas afins!
(Pobre Bebé; não sabes o que te espera com uma mãe apaixonada pela Biologia! Só espero que faças tantas perguntas  (ou mais)sobre a Natureza e o mundo como eu fazia avó e à Candi! :)
A Bebé apreciou a experiência no entanto, como era previsível, quis pintar o vidro da janela a seguir! E eu disse que "não; outro dia pintávamos mais" mas a Bebé fugiu para a sua casa, aborrecida... !

2 comentários:

Fadaluz disse...

Fascinante! Este cantinho é mesmo uma viagem ao Mundo da Natureza e dos Sentidos! Parabéns!Beijoca

APO (Bem-Trapilho) disse...

ehehe olha que bela experiência! :)