julho 25, 2010

Jogo simples para desenvolver o vocabulário e a imaginação da Bebé: Alimentando, cuidando e vestindo o "Ruca"

Neste jogo a Bebé pode vestir a figura com diferentes roupas, acessórios, dar-lhe comida, penteá-la...
Trata-se de uma figura simples cartonada que a Bebé logo chamou de "Ruca".
As roupas, os alimentos e os restantes acessórios são recortes de imagens de catálogos de publicidade que plastifiquei para que ficassem mais resistentes.
Propositadamente recortei imagens de produtos que habitualmente consumimos cá em casa porque são significativos para a Bebé.
Com o mesmo objectivo recortei imagens de objectos que fazem parte do dia-a-dia da Bebé como a escova do cabelo e dos dentes.

A Bebé faz já pequenos jogos dramáticos com a figura; conversa com o "Ruca"; pergunta se quer bananas; corta-lhe as unhas e claro, veste-o de muitas maneiras diferentes e divertidas!

É um jogo fácil de construir em que se reutilizam panfletos publicitários e ao qual se pode sempre acrescentar novos elementos de acordo com o interesse da criança.
Crianças mais velhas podem elas mesma escolher e recortar os elementos dos panfletos.

Este jogo permite por exemplo explorar vocabulário relativo ao vestuário, à higiene, à alimentação; explorar as cores (fazer conjuntos com elementos com a mesma cor, por exemplo); estimular o jogo dramático simples; desenvolver a motricidade fina; a noção de quantidade; classificar elementos (fazer conjuntos por categotria nomeadamente vestuário, alimentos, higiene).

Sem comentários: