Tem sido muito comum encontrar a Bebé a categorizar objectos e a colocá-los nas respectivas caixas das Cores que colocámos no seu quarto de Brincar.
Na verdade estas caixas são simples caixas de plástico onde colocamos objectos diversos (fiz uma actividade semelhante em contexto de estágio que podem ver aqui).
Por cima de cada caixa está uma película de papel autocolante onde a Bebé pode colar e descolar objectos com a mesma cor dos objectos da caixa (fizemos uma actividade semelhante aqui).
Adicionámos à caixa amarela um saco de papel amarelo e um dia a Bebé começou a colocar todos os objectos amarelos que encontrava no saco.
Então resolvi adicionar sacos a cada caixa e o resultado foi ver a Bebé muito atarefada a procurar e a colocar objectos de diferentes cores no saco correspondente.
Os sacos funcionam melhor que as caixas uma vez que a Bebé pode transportá-los com mais facilidade enquanto procura os objectos pela casa.
Os sacos funcionam melhor que as caixas uma vez que a Bebé pode transportá-los com mais facilidade enquanto procura os objectos pela casa.
E quando a Bebé encontrou objectos com diferentes cores das caixas e sacos que tinha? Pois, olhou-me e disse "não há!". Tivemos de adicionar novas caixas de cores.
Na verdade, embora tradicionalmente seja comum começar por explorarmos com as crianças as três cores primárias; a verdade é que tenho observado que muitas vezes as primeiras cores que as crianças identificam são cores secundárias.
A Bebé em concordância com o que tenho observado identificou primeiramente a cor lilás e a castanha.
Além disso tenho vindo a constatar que embora seja comum explorar uma cor de forma isolada e depois sucessivamente as outras; as crianças tendem a aprender as cores de forma global , concreta e integrada.
Sem comentários:
Enviar um comentário