julho 23, 2010

Um alfabeto muito especial para a Bebé

Ainda que de forma lúdica e espontânea as letras vão surgindo na vida da Bebé; afinal as letras estão por todo o lado e é muito divertido quando a Bebé as descobre na rua e diz "Oía, mamã, A, B, C, K! Muitos!"

Por norma, as letras que mais lhe chamam a atenção na rua são as que descobre nas placas de identificação de estabelecimentos comerciais e em anúncios publicitários.
Embora a Bebé identifique algumas letras como o K, o O e o L ; parece-me sobretudo importante  que contacte com as letras e as prespective como algo importante que faz parte do seu Mundo.

Na  verdade é surpreendente  como as crianças desde cedo revelam interesse pela linguagem escrita. Embora nós nem sempre nos apercebamos as letras, as palavras desapontam em inúmeras circunstâncias do nosso dia.

Um modo simples de apresentar e explorar as letras com a Bebé foi construir um Alfabeto da Famíla; isto é colocámos junto de cada  letra do alfabeto uma fotografia de um famíliar cuja inicial do nome seja essa letra. 
O objectivo é  desenvolver a consciência fónica e explorar as letras de forma lúdica  usando um contexto particularmente significativo para a Bebé.
De facto a Bebé começa a perceber que existe uma ligação entre o nome de cada membro e a letra onde está colocado no Alfabeto.
A Bebé reconhece a letra L. (inicial do seu nome) como a sua letra e o V como a letra da avó Vivi. Mas o mais interessante é a forma como joga coma as fotografias. 
Como estão plastificadas e têm fita-cola no verso pode movê-las com facilidade. 
Na verdade a maioria do tempo a Bebé "fala" com as pessoas representadas nas fotografias; coloca-as juntas segundo relações que são significativas para ela, como por exemplo, coloca os maridos junto das respectivas esposas; as primas junto das primas...

E embora seja eu  que na maioria das vezes acabe  por colocar as fotografias junto das letras respectivas; este alfabeto e as actividades recorrentes deste valem sobretudo pelo forma afectiva como a Bebé lida com as letras e com as representações das pessoas que estão associadas a essas letras. 

Um dia a Bebé perceberá que essas letras poderão pertencer a muitas outras palavras e representar muitas outras pessoas, objectos e até emoções e sentimentos.
Mas por agora a Bebé sente que cada letra é especial por que pertence a uma pessoa que é especial para ela...

Sem comentários: