novembro 15, 2010

Bebé Botânica; filha de mãe Jardineira :)

A Bebé cuida " a sério" das suas plantas! É uma jardineira exímia e preocupada com o bem-estar destes pequenos seres vegetais.
Na verdade desde que semeámos o pequeno feijão e  plantámos o "pinheirinho Bebé" como ela lhe chama; a L. passou a vê-los como algo que deve proteger e cuidar pois são muito "fagéis".
Certo dia resolvemos pintar os vasos das pequenas plantas.
 Devo dizer que me surpreendeu o modo dedicado e concentrado da Bebé ao pintar os vasos das plantas; fê-lo com extremo cuidado, com enorme empenho.

...E a Bebé verifica diariamente com a sua lupa o crescimento destes vegetais.
Quando eu era criança a primeira profissão que me lembro querer ser foi jardineira; jardineira de plantas.
Tive quase para ser Botânica mas acabei por me transformar numa jardineira de Infância.

Puderia eu ter vocação mais bela do que cuidar de pequenas plântulas humanas?
De certo, não.

Enquanto estudei Biologia aprendi a observar sistematicamente as células no silêncio de um microscópio; na quietude de um jardim; na frescura das águas de um lago.

Agora aprendo também a guardar silêncio para puder ouvir, observar, conhercer e comprender as crianças.

No fundo, a Pedagogia da Escuta, provém na sua essência da capacidade do adulto para ouvir; na capacidade do adulto se silenciar para deixar ouvir a Pessoa que reside em cada criança...

E a L. lá vai dando os seus passos com vista a uma autonomia crescente.

Ás vezes fica só, a explorar e vou dar com ela, parada com a sua lupa, a investigar as coisas e o mundo...

E depois, com a sua vozinha suave diz-me: - " mamã olha; está muito grande!

Sem comentários: