novembro 17, 2010

Organizando cores

A organização do ambiente é algo que condiciona de forma decisiva as aprendizagens e as explorações vividas.

De modo a promover na L. o sentido de organização e autonomia construímos uma  caixa para guardar e organizar os lápis e marcadores.
Na verdade usámos simplesmente caixas de cartão que tínhamos para reciclagem copos de iogurte que forrámos com papéis de diferentes cores.
Os lápis são classificados por cor nos diferentes copos e existe uma sequência para colocar  os diferentes copos na caixa.

A L. é muito responsável no que diz respeito à colocação dos lápis no respectivo copo, embora ainda tenha alguma dificuldade em colocar os copos na sequência pré-estabelecida.
Esta organização dos lápis segundo a cor favorece a automia da Bebé quer na escolha da cor que quer usar quer na arrumação dos materiais.

Além disso como cada copo possuí lápis com diferentes tons para uma dada cor, a Bebé pode experimentar as diferentes tonalidades, discriminando e descobrindo gradualmente os conceitos de claro-escuro.

Ás vezes usámos os copos em actividades diferentes como esta onde a L. foi procurar objectos da mesma cor que cada copo:

Note-se que os objectos que ficaram no meio foram aqueles que a Bebé teve dificuldade em associar a um copo específico.
é interessante constatar como a Bebé tentou encontrar uma solução para este problema, chegando à conclusão que estes objectos como não tinham uma cor predominante deveriam ser colocados num "conjunto" diferente.


Na verdade, por vezes as maiores descobertas não são aquelas que nós previamos à partida mas aquelas que a criança, partindo do seu saber, acção e reflexão consegue levar a cabo por si mesma divergindo e amplificando o inicialmente proposto.




Sem comentários: