Para ajudar a L. a explorar diferentes tonalidades das cores construímos um jogo simples em que a L. tem de encontrar as joaninhas que têm a mesma cor.
Existem 25 cores diferentes, algumas com tonalidades muito semelhantes.
A L. adora fazer este jogo mas a sua imaginação leva-a muito mais longe.
A L. dá vida a estas joaninhas que procuram as suas "filhotas", que voam e que comem relva do jardim...
Então um dia a L. cortou relva (pedaços de papel verde) para as joaninhas e colocamo-las numa caixa.
Mas como as joaninhas são parte integrante de muitas brincadeiras da L. construímos uma casa especial onde podem ficar todas juntas.
É uma casa especial feita a partir de uma caixa de sapatos. Uma casa-jardim com relva, flores, céu azul, sol e nuvens a quem a Bebé fez questão de pôr olhos...
A L. utiliza as joaninhas em contagens e noutras actividades que ela mesmo inventa criando histórias em que as joaninhas falam e vivem aventuras...
Devo dizer que no ínicio para esta actividade apenas tinha cortado círculos sem desenhar joaninhas nestes. Mas a Bebé não se mostrou interessada nos círculos simples mas assim que os personalizei em joaninhas estes adquiriam significado para a Bebé e apartir daí fazem parte do seu dia.
Este pensamento animista (tão próprio desta idade) faz com que o mundo destas crianças tenha outras dimensões que por vezes nos podem passar despercebidas.
É importante estar consciente destas dimensões pois assim podemos perceber e intervir de modo a ir ao encontro dos interesses reais das crianças e às vezes nem é preciso modificar as coisas muito... ;)
6 comentários:
olá Angela! Há quanto tempo não passava por aqui?! Estava com saudades e curiosidade em ver o que andam vocês a tramar! :)
para não variar, fiquei encantada com todas as actividades que propales à tua princesinha. Ela está tao crescida, com um ar tão feliz e tão esperto... Parabens!
vou ficar a espreitar tudo com atenção, mas aos poucos pois o tempo nao permite que seja tudo de uma só vez.
bjokas muitos grandes para vocês.
Adoro as actividades que fazes com a tua bebé. É inspirador.
Parabéns!
Obrigada Efilipe! e quem sabe se qualquer dia o teu bebé irá gostar de experimentar algumas destas actividades?!:)
Bjs
olá APO! que bom ver-te por aqui! és sempre muito bem-vinda!
A L. está uma crescida mesmo!Qualquer dia já quer fazer ela mesma o seu blogue ;)!
E eu quando posso também vou espreitando o que tu e a tua filhota andam a tramar por aí!
beijinhos:)
até breve
Olá Ângela, foi com "espacial" encanto que me envolvi neste seu Blog, uma surpresa mesmo muito gratificante!
O seu ímpeto exploratório (e o da sua Bebé!) são invencíveis, a sua sensibilidade e lucidez pedagógica são (continuam a ser ;-)impressionantes! Desejo-lhe uma galáxia de felizes realizações (pessoais, profissionais...)! Beijinhos e até sempre: Joana Chélinho
Prof. Joana que bom encontrá-la por aqui e Obrigada por tão simpáticas palavras!
Vindas de si têm "espacial" importância pois foi consigo que começei a explorar e a admirar estes territórios maravilhosos da Infância (especialmente os da mais tenra infância).
Volte sempre que quiser pois é muito bem-vinda nesta nossa pequena Galáxia Infância!
Beijinhos,
Angela e L.
Enviar um comentário