abril 24, 2011

As primeiras representações gráficas de figuras humanas da L.

Subitamente aos 30 meses a L. começou a desenhar figuras humanas (muito antes disso tinha desenhado peixes Lua :)) e disse: -" sabes mamã já sei desenhar  pessoas!"
E nos dias seguintes foi o que fez desenhou dezenas de figuras humanas, com cabeça, olhos, nariz, cabelo, braços , mãos, pernas e pés.
Uma vez por outra acrescentou pormenores como barba, chapéu, sacos,...

É muito interessante esta fase onde a criança começa a representar de forma mais perceptível o mundo à sua volta.

Na verdade revela-nos que grandes operações cognitivas estão a ocorrer no seu cérebro.

A L. começou simultaneamente a desenhar intencionalmente flores, o sol e alguns animais.


mesmo antes desta fase mais representativa começar, a L. já descrevia o que desenhava mas agora as suas descrições são mais complexas e narrativas.

Considerei interessante fazer o registo escrito das descrições que a L. faz dos seus desenhos pois tal pode promover a consciência da ligação entre o código verbal e o código escrito.

Na verdade os  seus desenhos representam graficamente uma realidade/pensamento que podem ser descritos verbalmente através da fala e registados novamente graficamente através de letras e palavras que podem ser, por sua vez,  lidas.

A L. está também a iniciar uma fase onde tenta ler palavras enquanto as segue com o dedo (da esquerda para a direita) e tenta ela mesma esboçar letras e algumas palavras.

Na imagem em baixo a sequência de formas circulares representa para a L. a palavra "mamã".

No momento em que a L. "escreveu a palavra" mamã ; escrevi também a palavra mamã numa folha ao seu lado e, embora a L. identifique todas as letras há muito tempo, continuou a considerar que as formas circulares que desenhou representavam a palavra mamã.

Dois ou três dias depois da L. ter escrito aquela "palavra" perguntei-lhe que palavra era aquela e ela respondeu: - "mamã".
A representação da palavra "mamã" parece ter sido de facto intencional para a L.

Talvez a L. esteja a começar a perceber que um  objecto ou pessoa possam  ser representados não apenas  por imagens mas também  através de palavras...

Todas estas actividades da L. revelam como importantes funções simbólicas estão a emergir no seu cérebro e não será por acaso que os processos de representação gráfica mais elaborados e os processos de tentativa de escrita e leitura surjam  em  simultâneo.
Na verdade estes processos estão relacionados com  o desenvolvimento da capacidade simbólica.

Na verdade o desenvolvimento cerebral das crianças de 2 anos de idade é extraordinário. As sinapses que criam nesta fase são cruciais para aprendizagens futuras.

Devido ao galopante desenvolvimento cognitivo nesta fase;é de importância extrema garantir um ambiente afectivo, estável, suportivo e estimulante para a criança.



Em nenhuma outra fase da vida humana se observa um desenvolvimento tão complexo e galopante como nos primeiros 3 anos de vida..

Partilho aqui a ligação para um texto sobre o Desenho Infantil que pode funcionar como ponto de partida para uma reflexão e aprofundamento teórico desta temática.

Sem comentários: