Subitamente aos 30 meses a L. começou a desenhar figuras humanas (muito antes disso tinha desenhado peixes Lua :)) e disse: -" sabes mamã já sei desenhar pessoas!"
E nos dias seguintes foi o que fez desenhou dezenas de figuras humanas, com cabeça, olhos, nariz, cabelo, braços , mãos, pernas e pés. Uma vez por outra acrescentou pormenores como barba, chapéu, sacos,...
É muito interessante esta fase onde a criança começa a representar de forma mais perceptível o mundo à sua volta.
Na verdade revela-nos que grandes operações cognitivas estão a ocorrer no seu cérebro.
A L. começou simultaneamente a desenhar intencionalmente flores, o sol e alguns animais.
mesmo antes desta fase mais representativa começar, a L. já descrevia o que desenhava mas agora as suas descrições são mais complexas e narrativas.
Considerei interessante fazer o registo escrito das descrições que a L. faz dos seus desenhos pois tal pode promover a consciência da ligação entre o código verbal e o código escrito.
Na verdade os seus desenhos representam graficamente uma realidade/pensamento que podem ser descritos verbalmente através da fala e registados novamente graficamente através de letras e palavras que podem ser, por sua vez, lidas.
A L. está também a iniciar uma fase onde tenta ler palavras enquanto as segue com o dedo (da esquerda para a direita) e tenta ela mesma esboçar letras e algumas palavras.
Na imagem em baixo a sequência de formas circulares representa para a L. a palavra "mamã".
No momento em que a L. "escreveu a palavra" mamã ; escrevi também a palavra mamã numa folha ao seu lado e, embora a L. identifique todas as letras há muito tempo, continuou a considerar que as formas circulares que desenhou representavam a palavra mamã.
Dois ou três dias depois da L. ter escrito aquela "palavra" perguntei-lhe que palavra era aquela e ela respondeu: - "mamã".
A representação da palavra "mamã" parece ter sido de facto intencional para a L.
Talvez a L. esteja a começar a perceber que um objecto ou pessoa possam ser representados não apenas por imagens mas também através de palavras...
Todas estas actividades da L. revelam como importantes funções simbólicas estão a emergir no seu cérebro e não será por acaso que os processos de representação gráfica mais elaborados e os processos de tentativa de escrita e leitura surjam em simultâneo.
Na verdade estes processos estão relacionados com o desenvolvimento da capacidade simbólica.
Na verdade o desenvolvimento cerebral das crianças de 2 anos de idade é extraordinário. As sinapses que criam nesta fase são cruciais para aprendizagens futuras.
Devido ao galopante desenvolvimento cognitivo nesta fase;é de importância extrema garantir um ambiente afectivo, estável, suportivo e estimulante para a criança.
Em nenhuma outra fase da vida humana se observa um desenvolvimento tão complexo e galopante como nos primeiros 3 anos de vida..
Partilho aqui a ligação para um texto sobre o Desenho Infantil que pode funcionar como ponto de partida para uma reflexão e aprofundamento teórico desta temática.
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