julho 29, 2010

Actividades simples para explorar as cores com a Bebé: os livros como fonte de exploração e aprendizagem

Este livro tem sido uma presença constante ao longo da vida da Bebé.
É muito interessante recordar como ao longo do tempo a Bebé foi encontrando novas formas de exploração deste livro.
Este livro acompanhou a emergência das primeiras palavras da Bebé entre outras descobertas sendo que o usámos muitas vezes como ponte entre  a realidade  (objectos reais) e o representado (imagens de objectos).

Agora embora seja um livro que já não desperte tanto o interesse da Bebé permite ainda assim novas formas de exploração; e isso é também  o que os livros têm de mágico: podem ser lidos e explorados de tantos ângulos diferentes acompanhando o desenvolvimento da criança!
Assim, nesta fase usamos este livro sobretudo como fonte de exploração das cores.
Nesta actividade em concreto começámos por explorar uma caixa de aguarelas cujos cujas tampinhas das cores são removíveis e depois colocámo-las sobre as imagens do livro que tinham as mesmas cores das tintas contidas nas tampinhas.
 A Bebé colocou as tampinhas de forma autónoma sobre as imagens do livro; algo muito simples  mas importante que une o abstracto e representacional do livro (representações de objectos com diferentes cores) com o mundo concreto e real da Bebé (manipulação das tintas que utiliza para pintar).

A exploração e aprendizagem das cores tal como muitas outras aprendizagens é facilitada pelo uso de materiais manipuláveis, concretos.
Os livros poderão ser pontes que permitem aos Bebés efectuarem as primeiras conexões entre o concreto e o representacional, função que está na base da linguagem.

Sem comentários: