outubro 01, 2010

matemática no jardim: categorias e registo simples de dados pela Bebé

Quase todas as manhãs começámos por ir ao jardim.
Observamos as mudanças no tempo, nas plantas, no chão, no céu e é interessante constatar como ao longo do tempo a Bebé tem explorado este espaço de forma diferente...Cada vez mais independente e segura de si; corre, trepa, sobe e desce escadas (sem ajuda;  "- A L. consegue sozinha, mamã!").


Brincámos na rua com as sombras. A Bebé adora correr e descobrir  lugares que estão à sombra e ao sol; verbalizando: "A L. `tá à sombra; agora tá ao sol!"


Chamei a atenção da Bebé para as nossas próprias sombras; de como elas nos seguiam e faziam o que nós faziámos! Foi diverido!


Hoje olhou para mim e disse: "-mamã olha o A; a L. vai dar-lhe um miminho!"


É impressionante como este pequeno ser descobre letras em todo o lado; às vezes aponta para os objectos e diz que está ali determinada letra e eu fico à procura para ver se consigo ver a letra que está ali!
Na imagem abaixo a Bebé está abraçada a um T (que é oficialmente apenas o ferro de um estendal! :)

As crianças são observadoras incríveis e olham para o mundo e para as coisas de modo diferente de nós, adultos...é que às vezes de tanto olhar parece que deixámos de ver...

Então hoje fizemos três cestinhos a partir de metades de pacotes de leite e colocámos etiquetas em cada cestinho de acordo com aquilo que iríamos procurar no jardim: ramos, pedras e folhas.



mais tarde classificámos os objectos de cada caixinha segundo diferentes carcterísticas e agrupamo-los em diferentes categorias.

Usámos metades de sacos de papel para fazermos o registo da actividade e preparámos a cola de farinha.

A preparação da cola é uma actividade em si mesma e a Bebé adora fazê-la.

Utilizámos recipientes etiquetados, com diferentes texturas, cores, aberturas, diâmetro para diversificar as explorações.
A preparação da cola ajuda a desenvolver a motricidade fina da Bebé; a sua concentração e a capacidade para seguir indicações.

A cola de farinha é muito forte mas deixa resíduos brancos depois de seca.
 Depois de efectuado o registo contámos os elementos de cada conjunto e anotei o número correspondente.
A Bebé identifica já os algarismos e conta até 10, embora só conte com significado até 2.

Fizemos comparações simples entre os conjuntos (mais, menos, muitos, poucos).

Estas actividades (classificação, comparação) embora simples ajudam a Bebé na construção do sentido de número.

Uma nota final sobre os  sacos de papel que usámos nesta actividade: estes revelaram-se muito práticos pois pudemos usar as suas asas para expor o trabalho final na parede sem gastarmos nem papel nem fitas adesivas!


Normalmente eu e a Bebé usámos também os sacos de papel para fazer outros trabalhos. Enfim o limite é a imaginação...
E é tão bom imaginar... e aprender a ver o mundo através dos olhos desabituados de olhar de uma criança...

De facto esta minha Bebé tem sido, de longe, a melhor professora da minha vida.

(Obrigada, minha Bebé e desculpa não ser sempre uma aluna tão paciente e atenta quanto o desejaria...)

3 comentários:

Educadora! disse...

Olá!

Descobri o teu blog à pouco tempo, mas digo já, tem sido uma grande inspiração para mim! Cheguei a mencioná-lo no blog, uma vez que adoro as actividades que realizas com a tua Bebé e todo o carinho e empenho.

Muito obrigada por todas as tuas partilhas! Virei visitar-te sempre que tenhas novidades, obrigada!

Beijinhos,
a Educadora!

Elsa Filipe disse...

Adorei a forma como explora o mundo em redor com a sua bebé. Com sentido, com imaginação, com carinho naquilo que faz. Parabéns.

Angela disse...

Obrigada por estes comentários tão simpáticos!

De facto, ficamos muito felizes por saber que as coisas simples que partilhamos nesta pequena Galáxia Infância possam inspirar outras pessoas.

Voltem sempre!
bjs, Angela e Bebé