maio 05, 2010

A Técnica da Tartaruga para o desenvolvimento do auto-controlo em o "Segredo da Tartaruga Sally"

Agora que a minha doce Bebé começa a demonstrar de forma mais assertiva as suas frustações lembrei-me da Técnica da Tartaruga; não para a usar com a Bebé mas para usá-la comigo :); é que é preciso parar para pensar, às vezes; aclamar e só depois, então reagir.

A Técnica da Tartaruga  pode auxiliar as crianças (quiça nós adultos ?! :) no controlo do sentimento de raiva.

Partilho aqui uma apresentação retirada  daqui que explica muito bem a técnica  e também um exemplo de uma actividade com vista à aplicação desta técnica no Jardim de Infância.



o Segredo Final

2 comentários:

Sonho disse...

Olá! Bom Dia!
Antes demais quero felicitá-la pelas excelentes actividades que desenvolve com a sua bebé. Todas elas com objectivos tão específicos e tão bem fundamentadas. Penso que para além de um maravilhoso bom senso, por detrás de cada escolha, está também uma boa formação. Fiquei com curiosidade em relação à escola onde tirou o seu curso de Educadora de Infância.
Eu estou a estagiar com crianças de 2/3 anos e tenho encontrado no seu blog actividades fantásticas. Gostava de saber se tem alguma ideia para trabalhar a roda dos alimentos com esta faixa etária. Já pensei em construir um puzzle, que teria como base a roda dos alimentos, depois cortaria uma outra roda igual e as crianças teriam que associar as diferentes partes, colocando por cima da base. Terá que ser uma actividade simples e lúdica, pois são crianças pequenas.
Despeço-me com um grande beijinho e um especial agradecimento por partilhar connosco ideias tão simples e tão fantásticas.
Muito obrigada*

Angela disse...

Obrigada pelo seu comentário. Fico muito feliz por saber que o que partilho neste espaço pode inspirar outras pessoas!
Quanto à actividade sobre a Roda dos Alimentos parece-me que o puzzle poderá ser uma boa opção.
Sugeri-o que explore previamente com as crianças alimentos reais de cada sector da roda pois, especialmente nestas idades, é muito importante a exploração sensorial.
Talvez fosse interessante disponibilizar às crianças muitos mais alimentos vegetais e massas e menos gorduras, por exemplo, para as ajudar a compreender que devemos comer mais certo tipo de alimentos do que outro, segundo o que nos dizem os diferentes sectores da Roda dos Alimentos.
Embora sejam pequeninos; conseguem já perceber os conceitos de muito/pouco; mais/menos; grande/pequeno.

Quanto à sua curiosidade sobre a minha formação posso dizer-lhe que concluí o curso de Educação de Infância na ESEC de Coimbra.

Beijinhos,
Votos de Excelente trabalho!