junho 03, 2010

O ovo - Actividade simples para explorar a temática da eclosão do pintainho com a Bebé

 Não sei de onde advirá o fascínio da Bebé pelo conceito de ovo
Talvez em parte se deva a recorrente representação deste elemento em séries animadas e em livros ou talvez se deva ao facto de ser algo que está presente em contextos significativos diferentes como na cozinha e na quinta da Avó B. quando visitámos as galinhas (contexto particularmente significativo para a Bebé).

Um destes dias resolvi dar-lhe um ovo para explorar; quando lhe perguntei o que estaria dentro do ovo a Bebé disse: "Bebé  pequenino".
Quando o ovo se partiu pareceu ficar um pouco inquieta e desiludida pois apenas estava dentro do ovo uma bola amarela que logo se desfez.

Desta experiência a Bebé aparentemente apenas guardou a preciosa informação que repete muitas vezes: "O ovo parte, mamã!" 
E quando lhe perguntamos o que está dentro do ovo a resposta continua a ser "Bebé" !

Por coincidência no dia da criança o avô T. ofereceu-lhe um ovo de gesso que quando submergido na água durante algum tempo quebra-se "eclodindo" um pequeno pintainho.

Teria sido a experiência interessante mas o ovo não resistiu nas mãos da Bebé e, então apressadamente, construímos um ninho e uma galinha para cuidar daquele ovo semi-partido!

O ninho foi rápido de fazer; uma caixa de plástico, forrada com um saco de papel do pão, enchida com ráfia e a galinha fizemo-la a partir de um balão amarelo também oferecido pelo Avó T. no dia da Criança.

Então após um período de incubação muito curto; o ovo partiu e eclodiu um pintainho muito pequenino.
A sequência foi mais ou menos assim:

1. A Galinha Amarelinha a incubar o ovo semi-partido:
 2. A Bebé exclama "- ó, mamã, o ovo partiu!" e auxilia o pintainho a eclodir!

3. A Bebé afaga o pintainho pequenino:
 4. O pintainho pequenino volta para junto da sua mamã e dá-lhe muitos beijinhos!

Na verdade toda esta recriação para representar a eclosão do pintainho do ovo surgiu porque acredito ser importante conferir contexto físicos e experimentais que favoreçam a emergência de aprendizagens significativas.

...afinal o ovo e o pintainho têm uma origem e uma relação; embora ninguém saiba, ao certo qual deles surgiu primeiro! ;)