outubro 13, 2010

Um lago; muitos azuis diferentes...

Para a Bebé descobrir e explorar diferentes tonalidades da cor azul bem como o conceito de transparente construímos este lago para as nossas baleias e golfinhos azuis claros, azuis escuros e transparentes.

O objectivo é colocar dentro de cada lago uma baleia ou golfinho com a mesma cor de cada lago.
Utilizámos materiais com diferentes texturas e brilhos para construir os diferentes lagos afim de diversificar as experiências.

Antes de colocar as baleias e os golfinhos nos lagos, a Bebé contou-os colocando um a um dentro de um recipiente com água colorida com corante azul.
O som que cada baleia/golfinho fazia ao entrar na água foi muito importante pois reforçou o sentido da contagem um a um.
Ao colocar uma baleia/golfinho em cada lado estamos também a reforçar a correspondência um a um
(actividade pré-numérica que antecede a formação do conceito de número).

4 comentários:

Elsa Filipe disse...

Olá. Tenho o prazer de aqui vir várias vezes principalmente para explorar as ideias aqui deixadas. Agrada-me muito saber que há quem veja a educação dos filhos como algo de tão maravilhoso e participando nela activamente, com propostas e iniciativas pensadas para desenvolver capacidades. Eu tenho um bebé que vai fazer 2 mesinhos. Ainda estou em casa de licença e ele passa o dia comigo e sinto a necessidade de também fazer coisas com ele. Claro que adequadas a sua idade. Já tem um tapete de actividades na sala onde a cada dia novas coisas se passam, ora música, ora exploro psicomotricidade - sentar encostado em almofadas, deitar de barriguinha para baixo... sempre com a mamã a ajudar claro está! Recebo em troca: lindos sorrisos!!!!
Hoje estivemos à janela, claro está a ver a chuva! E ele tão sossegado a olhar, vai treinando as suas expressões.

Unknown disse...

Ola Angela estou encantada com o seu blog...e com a partilha de actividades que tem posto em pratica com a sua filhota. Sou educadora de infancia, neste momento só dedicada a dar formaçao e sou mae de uma menino de 2 anos..e quero dar-lhe os parabens! Se pudesse gostava tambem de saber o seu email para entrar em contacto consigo. Beijinho da Ana

Angela disse...

efilipe,
peço desculpa por só responder agora ao seu comentário mas tenho estado ausente deste espaço...
Obrigada pelas suas visitas. De facto para mim enquanto mãe e educadora é um privilégio poder explorar estas actividades com a minha filha mas também é muito gratificante partilhá-las e sobretudo saber que poderão inspirar alguém.
Observar e participar no desenvolvimento de uma criança é algo de extraordinário e fascinante!
Felicidades! Bjs

Angela disse...

Ana,
Obrigada pela sua visita e pelas simpáticas palavras!
Poderá entrar em contacto comigo através do email angela.sfm@gmail.com
Um abraço,
Angela